
Nessa aula você aprenderá os atalhos básicos de navegação para começar a usar o software.
Nessa aula eu explico o que é cada textura que nós vamos criar. Talvez você já esteja familiarizado com os nomes: Base Color, Roughness, Normal Map, Height Map, etc. Estes conceitos serão o tema da aula
Esta aula é um pouco mais longa e dedicada exclusivamente aos Blending Modes, ou modos de mesclagem/mistura. Esse conceito é fundamental para as aulas seguintes. Nesta aula você pode baixar um arquivo de consulta para usar sempre que necessário.
Nesta aula nós começamos o projeto criando suas duas primeiras texturas: BaseColor e NormalMap.
Seguimos com o trabalho nesse material, criando mais texturas.
Nessa aula, nós finalizamos o material. Aqui eu dou algumas dicas para deixar o material mais realista.
Nessa aula damos início ao nosso segundo projeto, criando as texturas BaseColor e Normal Map
Nessa aula você aprenderá como criar um bom Roughness Map e um Height Map
Nessa aula você receberá mais dicas sobre como deixar o material mais realista. É possível baixar uma textura auxiliar para esta aula. Recomendo guardá-la para que você possa reutiliza-la no futuro.
Nessa aula eu mostro o material que será criado e os detalhes que vamos adicionar.
Nessa aula vamos criar a base do material, seguindo o que foi discutido na aula anterior.
Nessa aula nós finalizamos o material adicionando vários detalhes.
Apresentação do novo padrão que vamos criar.
Nessa aula eu apresento um estudo teórico do símbolo que vamos desenhar e vou mostrar várias informações que vão nos ajudar a criar este símbolo no Substance Designer.
Nessa aula você aprenderá como reproduzir o que aprendeu na aula anterior e como reutilizar o projeto que criou em outros lugares, inclusive nos materiais anteriores.
Apresentação do nosso último projeto.
Nessa aula nós começamos o projeto, desta vez pelo Height Map e pelo Normal Map. Esta é uma forma mais comum de trabalhar, porém um pouco mais complicada; razão pela qual está apenas no último projeto.
Nessa aula seguimos para as outras texturas e o nosso material vai ganhando forma.
Por fim, vamos finalizar o material e adicionar mais detalhes. Realismo nunca é demais.
Este curso introdutório foi criado para ajudar iniciantes na área de CG que queiram aprender a criar texturas e materiais realistas, utilizando o Substance 3D Designer da Adobe. As aulas são focadas em projetos práticos. São cinco projetos no total, onde o aluno poderá experimentar os primeiros nodes e as ferramentas mais importantes do Substance Designer.
Os cinco projetos desenvolvidos neste curso seguem uma escala linear de dificuldade, começando com um material simples e gradativamente aumentando a dificuldade. As ferramentas usadas na criação de cada material são todas explicadas durante o desenvolvimento de cada projeto. Todo projeto inicia do zero, observando imagens de referência ou um estudo teórico no caso do projeto quatro, e termina com todas as texturas concluídas e prontas para serem exportadas para qualquer software.
Todas as texturas são focadas em realismo. Estaremos sempre observando fotos e objetos reais para tirar conclusões sobre como construir nossas texturas. Ao final do curso você será capaz de criar suas próprias texturas utilizando todas as ferramentas aprendidas nestes cinco projetos. Sua forma de observar as texturas do mundo real também será exercitada, de modo que você consiga trazer detalhes das texturas de objetos reais para as suas texturas no software.