Introdução à Psicoterapia Existencial
What you'll learn
- Compreender os princípios filosóficos da clínica existencial.
- Discutir o caráter histórico e trágico da existência humana, a partir da Filosofia de Nietzsche.
- Explicar os principais conceitos de pensadores fundamentais para o desenvolvimento das psicoterapias existencias, como Husserl e Heidegger.
- Compreender como a psicoterapia existencial pode ser compreendidade como uma hermenêutica da vida cotidiana, entendendo as crises existenciais e autenticidade.
Requirements
- É desejável noções básicas de fenomenologia, filosofias existenciais e psicoterapias fenomenológico-existenciais
Description
Este curso, de introdução à psicoterapia existencial, tem como objetivo principal apresentar os princípios filosóficos que fundamentam as abordagens psicológicas conhecidas como fenomenológico-existenciais.
Compreendemos por abordagens fenomenológico-existenciais, na Psicologia, aquelas abordagens que se fundamentam em premissas filosóficas e metodológicas da Fenomenologia, da Hermenêutica Existencial e das Filosofias Existenciais.
Estudaremos nesse curso as premissas filosóficas da Hermenêutica de Dilthey, da Fenomenologia de Edmund Husserl, da Hermenêutica Existencial de Martin Heidegger, assim como da Filosofia existencial de Nietzsche.
O curso é composto por 5 aulas gravadas, de 1h30 cada, mais material de leitura em PDF. Ele é ministrado pelo Prof. Dr. Felipe Saraiva Nunes de Pinho. Psicólogo (UFC), com Formação em Psicodrama, Mestrado em Linguística (UFC) e Doutorado em Filosofia (Universidad de Barcelona).
Programa do Curso
1. Introdução aos fundamentos da clínica existencial. Compreensão do caráter histórico e trágico da existência humana.
2. Wilhelm Dilthey e o nexo vital do existir humano. Discussão da obra Ideias Sobre Uma Psicologia Descritiva e Analítica.
3. A fenomenologia de Edmund Husserl. Compreensão da importância da atitude fenomenológica na clínica existencial.
4. A hermenêutica existencial de Martin Heidegger. Discussão da obra Ser e Tempo.
5. O trágico do existir em Nietzsche. Compreensão da vida como vontade de potência.
Who this course is for:
- Estudantes de Psicologia, Psicólogos e Psiquiatras.
Instructor
Sou Psicólogo (CRP 11/02527) formado pela Universidade Federal do Ceará, com mais de 20 anos de experiência nas áreas da Psicologia Clínica e Organizacional. Há mais de 10 anos ministro disciplinas em cursos de Graduação e Pós-graduação na área da Psicologia.
Possuo Graduação em Psicologia (UFC, 2002), Mestrado em Linguística (UFC, 2007) e Doutorado em Filosofia pela Universidad de Barcelona - España (UB-2016). Ao longo dos meus 22 anos de formado fui me especializando nas abordagens fenomenológico-existenciais.
Como professor, ministro disciplinas nas áreas da Filosofia, da Psicoterapia fenomenológico-existencial, da Psicologia do Trabalho e das Organizações - POT e da Ética.
Atualmente me dedico à pesquisa no campo da clínica existencial, buscando aprofundamento em Heidegger, Nietzsche e Paul Ricoeur.