Introdução à escrita científica

Aprenda a escrever monografias, TCCs, teses, dissertações, projetos e artigos científicos
Free tutorial
Rating: 4.6 out of 5 (8 ratings)
269 students
1hr 59min of on-demand video
Portuguese
Portuguese [Auto]

Fundamentos da metodologia científica
Fundamentos da escrita acadêmica
Utilizar editores de texto do modo correto
Gerenciamento de citações usando Zotero

Requirements

  • Fundamentos da norma culta da língua portuguesa
  • Ensino médio em andamento ou concluído

Description

Olá, seja bem-vindo(a) ao curso de Introdução à escrita científica para TCCs e artigos. Neste curso, você irá aprender os fundamentos da escrita de trabalhos acadêmicos, como por exemplo, monografias, TCCs, teses, dissertações, projetos e artigos científicos. A escrita científica deve ser feita de forma concisa, ou seja, deve-se ir direto ao ponto. Aqui você irá conhecer os principais tipos de trabalhos acadêmicos e algumas das técnicas usadas para redigi-los. Você irá conhecer as partes de um trabalho, como o resumo, a introdução, as seções de materiais e métodos (também conhecida como metodologia), além das seções de resultados, discussão e conclusão.

Você aprenderá ainda a utilizar as mais populares ferramentas para edição de texto de maneira simples e amigável, além de conhecer a ferramenta para o gerenciamento de citações: Zotero.

Zotero é uma ferramenta gratuita que permite que você armazena referências bibliográficas. Ela pode ser usada em conjunto com navegadores de internet para obter facilmente metadados de artigos. Além disso, Zotero possui plugins que se integram com os principais editores de texto modernos, como o Microsoft Word,  que permite a inserção de citações e referências em artigos. Zotero possui ainda uma extensa biblioteca de estilos de citações, permitindo que você altere com poucos cliques o formato das citações em determinado artigo.

Bons estudos!

Who this course is for:

  • Estudantes de programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado
  • Estudantes em conclusão de graduação que desejam escrever um TCC
  • Estudantes de programas de iniciação científica

Instructor

Cientista de Dados e Doutor em Bioinformática
Diego Mariano, Ph.D.
  • 4.6 Instructor Rating
  • 149,649 Reviews
  • 698,949 Students
  • 36 Courses

Diego Mariano é analista de sistemas, pesquisador e professor de programação, banco de dados e bioinformática.

Doutor em Bioinformática pela Universidade Federal de Minas Gerais com atuação na área de ciência de dados e aprendizado de máquina aplicados ao aperfeiçoamento de enzimas usadas na produção de biocombustíveis. Mestre em Bioinformática, também pela UFMG, atuando na área de desenvolvimento de sistemas Web para montagem de genomas. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Departamento de Ciência da Computação da UFMG com foco em desenvolvimento de sistemas Web para Bioinformática, análise exploratória e visualização de dados. Tem conhecimentos nas linguagens: PHP, JavaScript, Python, R, Perl, HTML, CSS e SQL.

***

English: Diego Mariano is a systems analyst and instructor of online courses about Programming Languages, Database Management Systems, and Bioinformatics (some courses are free). He is a postdoctoral researcher at the Federal University of Minas Gerais and a Professional Degree student at HarvardX. Also, he has majored in Information Systems and he has a master's degree and a Ph.D. in Bioinformatics.

***

Español: Dr. Diego Mariano es analista de sistemas, investigador y docente de cursos en línea sobre lenguajes de programación, bases de datos y bioinformática (algunos cursos son gratuitos). Actualmente es post-doc de la Universidad Federal de Minas Gerais y estudiante de grado profesional en HarvardX. Además, se graduó en sistemas de información y tiene una maestría en bioinformática.

Top companies trust Udemy

Get your team access to Udemy's top 19,000+ courses