
A instalação apresentada no curso foi desenvolvida utilizando-se Windows 8.1 como sistema operacional hospedeiro. Opcionalmente, pode-se utilizar diretamente o Linux Ubuntu, dispensando a necessidade de criação da Máquina Virtual.
Quem preferir, pode utilizar o Windows 10 como Sistema Operacional hospedeiro, sem problemas!.
Realizamos o download e instalamos a ferramenta Virtual Box, responsável por gerenciar a Máquina Virtual a ser criada.
Utilizando Virtual Box, criamos a Máquina Virtual com base em um arquivo fornecido (appliance) contendo uma instalação bastante enxuta do Linux Ubuntu 14.
Ao utilizar Windows 10, um contratempo pode ocorrer:
VT-x is disabled in the BIOS for all CPU modes (VERR_VMX_MSR_ALL_VMX_DISABLED).
Para resolver esse problema, você precisará habilitar a virtualização de seu equipamento editando a BIOS do mesmo (cada máquina terá um menu específico; procure por "virtualization")
Outros sintomas do problema acima acontecem quando:
1) Não conseguimos atribuir mais que 4 GB de memória RAM;
2) Sistema operacional não pode ser fixado em 64 bits.
Acesso à Oracle Technology Network e criação de uma conta que permita utilizar recursos disponíveis. Também realizamos o download dos arquivos compactados a serem utilizados durante a instalação.
Configuração das ferrementas Putty e WinSCP para acesso à máquina virtual.
Incorporamos a unidade de disco criada na aula 4 (Criação da VM), fazendo com que seja vista de forma automática após cada reinício da máquina virtual.
Criação de grupos e usuário Linux; criação de diretórios; instalação de package
Vídeo introdutório ao Módulo 2, Instalação Software, no qual instalamos o Oracle, resolvendo uma série de questões relacionadas à fase de ligação (linking).
Utilizando a ferramenta WinSCP, copiamos os dois arquivos compactados obtidos na Aula 5 (Acesso à OTN) para dentro da máquina virtual. Também realizamos a descompactação destes dois arquivos.
Instalação silenciosa consiste basicamente em editar um arquivo texto, fornecendo instruções de instalação. Nesta aula, justamente editamos esse arquivo analisando cada mudança realizada.
Não se esqueça de copiar o arquivo fornecido nesta aula (perceba que está com extensão zip)
Realizamos a primeira tentativa de instalação e nos deparamos com problemas causados pela ausência de symbolic links. Uma vez analisados os erros e identificados os problemas, criamos os objetos ausentes.
Nesta segunda tentativa, desinstalamos o Oracle, realizmos nova instalação, agora já tendo os symbolic links, mas, ao realizar a segunda instalação, nos deparamos com questões relacionadas à fase de linking. Identificamos cada problema e aplicamos soluções editando arquivos com extensão mk. Finalizamos a aula constatando o sucesso da instalação.
Não deixe de fazer o download dos arquivos de apoio desta aula reunidos sob o arquivo compactado "Arquivos de Apoio Aula 14.zip"
E só mais um detalhe...ao final da aula, esta instrução aparece cortada:
export LD_LIBRARY_PATH=$ORACLE_HOME/jdk/jre/lib:$ORACLE_HOME/rdbms/lib:$ORACLE_HOME/lib:$LD_LIBRARY_PATH
Vídeo introdutório ao Módulo 3, Criação de Banco de Dados, no qual criamos uma instância/banco de dados também utilizando a técnica "silenciosa".
Utilizando a ferramenta dbca, disponibilizada uma vez instalado o Oracle, criamos um banco de dados de forma "silenciosa" editando previamente um arquivo texto.
Finalizamos o curso promovendo diversas melhorias no ambiente: trocamos o shell para bash; editamos o arquivo oculto .bash_profile para que a cada sessão as variáveis de ambiente necessárias à utilização do Oracle já estejam disponíveies e, finalmente, criamos um serviço Linux para que o banco de dados criado na aula 16 (dbca) esteja disponível cada vez que a máquina virtual seja reiniciada.
Não se esqueça de baixar os arquivos de apoio desta aula reunidos sob "Arquivos de Apoio Aula 17.zip"
Neste curso percorremos todos os passos necessários à instalação não gráfica, portanto mais produtiva, do Oracle 12c em uma máquina virtual rodando Linux Ubuntu. Utilizaremos diversas ferramentas: Virtual Box, Putty e WinSCP, todas instaladas durante o curso. Vamos preparar o Linux acrescentando-lhe uma nova área de disco e ajustando configurações internas. E o mais interessante: realizaremos a instalação depois de editar um response file, resolvendo diversos percalços causados por falta de links simbólicos e ajustes na fase de ligação. Concluímos criando um banco de dados e sua instância associada.