HTML para Hackers do Bem: Encontre Vulnerabilidades em Sites
What you'll learn
- Você vai compreender a importância da linguagem HTML e por que ela é a base da construção da maioria dos sites.
- Entenderá como a linguagem HTML interage com CSS, JavaScript, PHP, SQL e banco de dados.
- Praticará online o uso das principais tags HTML e aprenderá a identificá-las ao inspecionar códigos fonte de sites.
- Aprenderá a criar páginas de desfiguração (defacement) usando apenas comandos de terminal.
- Descobrirá como criar sites com WordPress e saberá quais são os riscos de segurança envolvidos.
- Vai me acompanhar na inspeção de alguns códigos fonte simples para entender como identificar falhas de segurança e vulnerabilidades.
- Como bônus, também vai aprender a criar páginas em HTML utilizando inteligência artificial e sites com ferramentas de arrastar e soltar usando o Mobirise.
Requirements
- Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
- Você vai precisar de um computador ou notebook ou tablet ou smartphone em que você possa acessar a internet, abrir sites no navegador e digitar os códigos em HTML.
- Vontade de aprender e de se tornar um hacker do bem. :)
Description
HTML para Hackers do Bem
Você sabia que a maioria dos cursos de HTML foca apenas em ensinar a criar sites?
Nosso curso é diferente!
É claro que no final você também vai saber criar páginas e sites simples em HTML, arrastando e soltando blocos no Mobirise ou utilizando inteligência artificial, mas nosso objetivo principal é mostrar como inspecionar os códigos fonte dos sites em busca de falhas de segurança e vulnerabilidades.
Em nosso curso você vai ter uma compreensão clara do que realmente é a linguagem HTML, para que ela serve e vai entender por que essa linguagem é tão importante.
Também vamos mostrar na prática o que são e para que servem as principais tags HTML e você vai me acompanhar em uma demonstração de como inspecionar alguns códigos fonte HTML simples, em busca de falhas de segurança.
Este conhecimento é imprescindível para quem está interessado em web hacking, competições de Capture The Flag (CTF), programas de recompensa (bug bounty) e testes de invasão (pentest).
Também vou mostrar como você vai criar páginas de desfiguração (defacement) usando apenas comandos de terminal (linha de comandos) e como você poderá criar sites com WordPress, mas também vou explicar os riscos de segurança envolvidos.
Lembre-se, este não é um curso de invasão; é um curso de HTML para hackers do bem. Se você tem interesse em avançar nos estudos, oferecemos cursos específicos sobre técnicas de invasão, web hacking, CTF, bug bounty e pentest.
E se você não ficar inteiramente satisfeito com o curso, tudo bem. Basta solicitar o reembolso dentro do prazo legal. Queremos muito que você seja nosso aluno ou aluna, mas não vamos ficar chateados com isso.
Agora eu fico por aqui, mas aguardo você em nossa primeira lição.
Até lá!
Who this course is for:
- Este curso é indicado para entusiastas de tecnologia, hackers do bem, profissionais de TI e segurança da informação e demais interessados em aprender na prática o básico da linguagem HTML no contexto da segurança da informação.
Instructors
Polímata diletante com três bacharelados, cinco licenciaturas, um MBA e doze Pós-graduações. Instrutor Udemy com mais de 60 mil alunos. Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelando em Administração de Empresas na Universidade Salvador (UNIFACS). Bacharelando em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Letras e em Pedagogia na Unifacs. Licenciando em Biologia na FAVENI. Licenciando em História e Matemática na ESTÁCIO. MBA em Gestão de Tecnologia da Informação na FMU. Pós-graduado em Ethical Hacking e CyberSecurity e em Forense Computacional na UNICIV. Pós-graduado em Psicopedagogia na UNIFACS. Pós-graduando em Direito Constitucional e em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) na Faculdade LEGALE. Pós-graduando em Neurociências e em Psicanálise na FAVENI. Analista de sistemas, biógrafo, CEO na Escola de TI, ex-colaborador da revista Antena-Eletrônica Popular, ex-colaborador do jornal A Voz dos Municípios Fluminenses, consultor pelo Sebrae, conteudista, coordenador do Grupo de Estudos em Direito e Crimes de Informática, coordenador do Grupo de Estudos em Neurociência, designer instrucional, documentarista, escritor, ex-paraquedista do Exército, ex-presidente da Associação Brasileira de Segurança na Internet (ABSI), ex-presidente da Associação Brasileira de Educação para o Trabalho (SBET), ex-diretor do Centro de Educação para o Trabalho (CET), fotógrafo, fundador e diretor da Escola de Inteligência do Menino Gênio, fundador da TV comunitária Fareua de Nilópolis, fundador do Jornal Alafia, hacker ético, historiador, jornalista registrado sob o nº 0005356/BA (RE 511.961/2009), palestrante, pedagogo pesquisador de heutagogia, pensamento computacional, didática da Matemática e do ensino de idiomas, perito em forense computacional e grafotécnica, pesquisador da cultura afro-brasileira, poeta de tendência elegíaca influenciado pelo Realismo e Naturalismo, produtor, diretor e roteirista de curtas e documentários, professor com cinco licenciaturas, programador de computadores, psicanalista (psicanálise lacaniana), criador da TLT (Terapia da Linha do Tempo) e da TO (Terapia Octogonal), psicopedagogo pesquisador de técnicas de ensino e desbloqueio de idiomas, matemática e heutagogia, técnico em eletrônica pela Escola Técnica Electra. Tem experiência na área de Educação, na área de Segurança da Informação com ênfase em invasão preditiva e perícia forense aplicada à informática e na área da Ciência Cognitiva com ênfase no desenvolvimento da inteligência natural, superdotação, altas habilidades, pensamento computacional e neurociência.
A Escola de Hackers é o mais antigo centro de formação hacker em língua portuguesa. Desde 2003, quando começamos, já formamos mais de 100 mil hackers do bem.
Iniciamos esta parceria com a Udemy em 2020 e desde então o número de alunos não para de crescer.
Pesquise por nossos cursos pagos e gratuitos e venha aprender com quem mais entende de hacking no Brasil.
Aprenda a ser hacker, para a sua própria segurança.