Gatsby: Crie seu site pessoal usando React
What you'll learn
- Como usar Gatsby para criar sites com React
- Publicar seu site com GitHub Pages
- Desenvolver sites com alta performance
- Desenvolver sites responsivos
Requirements
- Experiência básica em desenvolvimento web com HTML, CSS e JavaScript
- Instalado Node 8 (ou superior) com npm
- Instalado um editor de código, recomendado o Visual Studio Code que é usado no curso
- Recomendado saber o básico de React, vamos focar mais na função de render dele
- Recomendado conhecimento básico em ES6
Description
Você tem um site pessoal? Sabia que um site desses é muito importante para sua marca pessoal?
O objetivo do curso é publicar o seu site e aprender a usar o Gatsby, framework para criar sites e apps. Vamos aplicar e usar:
React
Boas práticas de web performance e otimização
SEO (Search Engine Optimization)
Responsividade
Acessibilidade
Vamos usar o React, mas só o básico dele. Sabendo o conceito de componente, render e state é suficiente. Não precisa saber configuração de Webpack e Babel, o Gatsby já vem com eles configurado.
Vamos usar um framework de CSS, o Bulma, para aplicar responsividade no site. Não precisa conhecer essa ferramenta. Vamos usar para evitar ficar escrevendo muito CSS, deixando nas referências das aulas a documentação. Bulma funciona muito semelhante ao Bootstrap.
Ao longo do curso vamos ver muito sobre desenvolvimento Web moderno, boas práticas, otimizações e desempenho do site.
No final vamos publicar o site usando o GitHub Pages, assim você vai ter um domínio para o seu site.
Então, o que está esperando? Publique seu site hoje mesmo com este curso!
Nota: o curso no momento está na versão 2.1.2 do Gatsby, e será atualizado em breve. Embora não está na versão mais a atual, boa parte do conteúdo é possível absorver e ajustar com a API atual do Gatsby.
Who this course is for:
- Quem ainda não tem seu próprio site
- Quem já tem um site, mas está abandonado e precisa de um novo mais moderno
- Interessados em aprender Gatsby e suas funcionalidades
- Interessados em aprender web performance e otimizações
Instructor
Sou desenvolvedor Web com foco em Front-end, tenho usado o Gatsby e pretendo ser referência no assunto, ensinando e palestrando em eventos.
Minha primeira grande experiência com ensino foi em 2016, atuando como instrutor em um curso de programação com JavaScript para alunos de colegial e cursinho. Comecei como voluntário e cheguei a ser coordenador do projeto, ajudando outros instrutores a ensinar os alunos.
Atualmente tenho muito interesse com ensino e acredito que a melhor maneira de aprender é ensinando outra pessoa.