FreeNAS 11 - Da Instalação aos Laboratórios - v2
What you'll learn
- Instalar o FreeNAS do Zero
- Aprender a identificar quais requisitos de Hardware são recomendados para execução do FreeNAS
- Realizar configurações essenciais no FreeNAS seguindo melhores práticas
- Gerenciar o FreeNAS tanto pela interface WEB (GUI) e algumas tarefas via linha de comando (CLI)
- Realizar configurações avançadas de rede
- Realizar configurações avançadas de storage
- Trabalhar com Replicação de Volumes e Snapshot
- Trabalhar com Compartilhamentos (AFP, NFS, WebDAV, SMB/CIFS, iSCSI)
- Trabalhar com Plugins para adição de funcionalidades
- Trabalhar com Máquinas Virtuais dentro do FreeNAS
- Realizar backup e restore das configurações do FreeNAS
- Realizar backup e restore dos dados armazenados no FreeNAS
- Criar um Servidor de Arquivos (File Server) para atender clientes Windows, com autenticação integrada ao Active Directory
- Habilitar o recurso de ShadowCopy para clientes Windows
- Habilitar recurso de Lixeira para compartilhamentos SMB
- Criar uma cloud privada para armazamento de arquivos com Nextcloud
- ....e muito mais!
Requirements
- Recomendado noções básicas sobre protocolos de rede TCP/IP
- Noções básicas sobre sistemas operacionais e virtualização
- Possuir um sistema Windows para realizar testes de acesso aos compartilhamentos
- Possuir um sistema Linux para realizar testes de acesso aos compartilhamentos
- Recomendado possuir um computador com processador 64 bits, cerca de 4 GB de Memória RAM e pelo menos 10 GB de espaço em disco disponível para criação do laboratório com VirtualBox (requisitos mínimos)
- Desejável/Recomendado 8 GB de Memória RAM e 40 GB de Espaço em Disco para melhor realização dos Laboratórios
Description
* Curso Atualizado tendo como base o treinamento "FreeNAS 11 - Da Instalação aos Laboratórios" *
Vamos utilizar nesse treinamento o release do FreeNAS 11.2, versão essa estável no momento da confecção desse treinamento!
O FreeNAS é uma solução Free/Open Source baseada no sistema operacional FreeBSD utilizada para armazenamento de dados em rede, ou seja, pode ser considerado um NAS (Network-Attached Storage). Utiliza o poderoso sistema de arquivos ZFS para fazer o armazenamento e gestão dos dados dos usuários.
O FreeNAS 11.2 é totalmente baseado no estável e seguro sistema operacional FreeBSD 11.2. Toda interface Web do release 11.2 foi reescrita, proporcionando maior rapidez e facilidade na utilização.
O FreeNAS 11.2 é uma solução 100% Open Source e inclui vários recursos de nível empresarial, incluindo armazenamento de dados unificado, compartilhamentos de rede com diversos protocolos como SMB, NFS, iSCSI dentre outros, suporte a Plugins/Jails e gerenciamento de máquinas virtuais (VM's). FreeNAS é usado em toda parte, para locais SOHO, empresas de pequeno porte, empresas de grande porte com centenas de usuários.
Esse curso aborda desde conceitos básicos até conceitos mais avançados/específicos, onde irá demonstrar ao aluno como realizar a instalação de forma detalhada do FreeNAS 11.2, execução das principais tarefas de administração do produto, configurações avançadas de rede, storage, compartilhamentos, integração com serviços de diretórios, plugins e VMs.
Além disso, o último tópico fecha com vários laboratórios práticos trazendo cenários propostos e como podemos fazer para atendê-los com FreeNAS. Ao finalizar esse treinamento, o aluno terá uma sólida base sobre a ferramenta!
O FreeNAS é uma marca registrada da iXSystems.
Who this course is for:
- Estudantes da área de TI
- Administradores de Redes/SysAdmins
- Demais interessados no conteúdo
Course content
- Preview03:45
- Preview02:26
- Preview02:30
- Preview01:48
- Preview03:04
- Preview04:05
- 02:59O Sistema de Arquivos ZFS
- 03:57Conceito de NAS e Armazenamento de Dados
- 7 questionsIntrodução ao FreeNAS
Instructor
Profissional com cerca de 10 anos de experiência em TI.
Perfil investigativo, dinâmico e sempre disposto a compartilhar conhecimento e aprender. Fácil relacionamento interpessoal e valorização do trabalho em equipe... afinal, ninguém chega a lugar algum trabalhando sozinho :-)
Possuo Graduação em Redes de Computadores, MBA em Gestão da Segurança da Informação, Pós-graduação em Computação em Nuvem e algumas Certificações em TI.