Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT

Conheça em detalhes a ABNT NBR 6034, a ABNT NBR 6032 e a ABNT NBR 12225
Rating: 4.7 out of 5 (27 ratings)
1,858 students
Portuguese
Portuguese [Auto]
Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT
Rating: 4.7 out of 5 (27 ratings)
1,858 students
Formatar índices, abreviações e lombadas exatamente como exige a ABNT NBR 6034, a ABNT NBR 6032 e a ABNT NBR 12225

Requirements

  • Ter um computador com processador de texto

Description

Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT

Domine as regras da ABNT referentes à formatação de índices, abreviações e lombadas de um trabalho acadêmico

Se você está redigindo seu trabalho de conclusão de curso da graduação, sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado, ou se você tem de entregar um trabalho acadêmico referente a alguma disciplina, fique tranquilo: o Prof. Matheus Passos traz para você o Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT.

O Curso Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT

O Curso Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT surge com o objetivo de apresentar para você, de uma vez por todas, como fazer a formatação de índices, abreviações e lombadas de um trabalho acadêmico.

Muitos alunos ficam em dúvida sobre as regras a serem seguidas quando da formatação do seu próprio trabalho. O que é um índice? Devo fazer índice ou sumário? Como abreviar palavras? O que é uma lombada?

E isso é ainda pior porque muitas instituições acabam adotando regras próprias, o que confunde ainda mais o aluno.

É para sanar este tipo de dúvida que resolvi montar o Curso Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT. A proposta é a de apresentar as normas ABNT NBR 6034, ABNT NBR 6032 e ABNT NBR 12225 para aqueles que pretendem formatar índices, abreviações e lombadas de um trabalho acadêmico para qualquer instituição.

Para quem é o Curso Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT

O Curso Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT é direcionado a todos aqueles que querem aprender a formatar índices, abreviações e lombadas de qualquer tipo de trabalho acadêmico. Seja você um iniciante na pesquisa científica, seja você um pós-doutorando, o Curso Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT serve para você.

A estrutura do Curso Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT

O Curso Formate índices, abreviações e lombadas conforme a ABNT está dividido em 4 partes principais.

Na primeira parte apresento para você o conteúdo da ABNT NBR 6034. Serão explicados os objetivos, as definições de termos, a classificação de índices, sua localização e as regras gerais de apresentação destes em seu trabalho acadêmico.

A segunda parte traz as principais regras de abreviação conforme a ABNT NBR 6032, com ênfase em abreviação de títulos e nomes de pessoas.

A ABNT NBR 12225 é apresentada na terceira parte, em que serão mostradas para você as principais regras de apresentação de lombadas em trabalhos acadêmicos.

Por fim, a quarta parte traz a parte prática, em que você irá aprender a fazer um índice de maneira automática no processador de texto.

Sobre o Prof. Matheus Passos

O Prof. Matheus Passos tem mais de 15 anos de experiência na área da educação superior. Começou a dar aulas ainda durante seu mestrado na Universidade de Brasília. Em seguida passou a dar aulas em inúmeras Instituições de Educação Superior do Distrito Federal.

Há 10 anos atua na área da Metodologia Científica. Aqui o Prof. Matheus Passos busca orientar seus alunos em relação a como estruturar qualquer tipo de trabalho acadêmico — ou seja, como redigir a introdução, os objetivos, a metodologia de pesquisa — e também em relação à formatação destes trabalhos.

Who this course is for:

  • Todos aqueles que precisam formatar índices, abreviações e lombadas conforme as normas da ABNT

Course content

6 sections • 18 lectures • 1h 28m total length
  • Apresentação do Curso
    03:51
  • Quem sou eu
    03:51
  • Releia o programa com atenção!
    01:15

Instructor

Data Protection Officer, Professor e Consultor
Matheus Passos
  • 4.6 Instructor Rating
  • 213 Reviews
  • 2,596 Students
  • 8 Courses

O Prof. Matheus Passos tem mais de 18 anos de experiência na área da educação superior. Começou a dar aulas ainda durante seu mestrado na Universidade de Brasília, em 2002. Em seguida passou a dar aulas em inúmeras Instituições de Educação Superior do Distrito Federal.

Atualmente mora em Lisboa (Portugal) e faz dois Doutorados em Direito, um na Universidade de Lisboa (em Direito Constitucional, com ênfase em Direito Eleitoral) e outro na Universidade Nova de Lisboa (em Direito e Tecnologia, com ênfase em proteção de dados, blockchain e inteligência artificial). Faz também uma pós-graduação avançada em Direito da Proteção de Dados.

É DPO certificado pela EXIN. Possui a certificação CIPP/E da IAPP (International Association of Privacy Professionals). Trabalha como DPO (Data Protection Officer) em uma multinacional. Ministra cursos e tutoriais online, além de realizar consultorias na intersecção entre Direito e Tecnologia, com ênfase em proteção de dados, blockchain e inteligência artificial.

Destaca-se que é formado em Ciência da Computação e em Ciência Política, tendo mestrado também em Ciência Política.