Febre: O que é? Como funciona? Como lidar?
5.0 (1 rating)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
20 students enrolled

Febre: O que é? Como funciona? Como lidar?

Manejo humanizado da febre das crianças
5.0 (1 rating)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
20 students enrolled
Created by Pati Papos
Last updated 5/2020
Portuguese
Portuguese [Auto]
Current price: $20.99 Original price: $29.99 Discount: 30% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 2.5 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to 4,000+ top Udemy courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Este curso foi idealizado e montado para que você possa entender melhor o que acontece quando temos uma criança ou bebe doentinho e febril. Aqui vamos abordar o que é, como funciona e para que serve a febre das crianças. Sempre tratando o assunto de uma forma humana e amorosa e com a mais alta precisão científica, para te ajudar a passar por este desafio da forma mais consciente e efetiva possível. Além disto, vamos deixar claro o que são sintomas normais e esperados em um quadro febril e o que merece atenção e manejo imediato. Assim como abordar de forma ampla e profunda a questão da tão temida convulsão febril. Nosso objetivo é que, depois deste curso, você consiga passar por episódios de febre das crianças de forma mais atenta e tranquila. Que você se empodere com a informação compartilhada aqui e que esta semente germine e traga muita calma e serenidade para auxilia-la(o) a passar por estes momentos tão desafiadores. Que você possa se comunicar melhor com o pediatra ou profissional de saúde que acompanha a você e a sua família, assim como escolher profissionais de saúde que sejam alinhados com as suas escolhas de vida.
Requirements
  • Você não precisa de nenhum pré-requisito para fazer este curso.
Description

Este conteúdo foi preparado de uma forma amorosa e com a mais alta precisão científica, para te ajudar a passar por este desafio da forma mais consciente e efetiva possível. Afinal, quem já não ficou com aquela angustia de ver que:

a criança está febril, não come nada fazem 2 dias, está indisposto, só quer dormir.

E ai surgem todas aquelas dúvidas de como proceder, não é mesmo? Do tipo, medico ou não medico? A partir de quantos graus a febre está alta demais e preciso dar antitérmico? A febre está alta, será que não vai dar convulsão febril? O que que eu faço se ela(e) convulsionar? A febre não baixa, preciso ir para a emergência? Meu pediatra falou para monitorar e ficar calma(o), mas como faço isso?

Se você se identifica com o que descrevi acima... este curso é para você.

Nos próximos módulos vamos abordar o que é, como funciona e para que serve a febre das crianças. Sempre tratando o assunto de uma forma humana e amorosa e com a mais alta precisão científica, para te ajudar a passar por este desafio da forma mais consciente e efetiva possível.

Imagino que você deva estar se perguntando quem sou eu? Bom... deixa eu me apresentar para você:

Olá! Me chamo Patrícia Dillenburg, mas pode me chamar de Pati. Trabalho com pesquisa e educação para promover saúde através da informação. Fiz minha graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e meu doutorado em Bioquímica na Universidade de São Paulo (USP), com um ano de trabalho feito em Paris, França, no Institut Cochin, que pertence a universidade Paris V (Universidade Rene Descartes). Dei continuidade a minha formação acadêmica nos Estados Unidos, onde realizei quase 5 anos de pós doutorado nos Institutos Nacionais de Saúde (NIH). Meu retorno ao Brasil aconteceu em 2015 através do projeto de Atração de Jovens Talentos, do CNPq, que ajudou no meu repatriamento e me permitiu trabalhar por 3 anos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi justamente neste período, especificamente no ano de 2017, que esta iniciativa nasceu. Eu montei um canal no YouTube chamado Pati Papos e comecei a ministrar cursos que levassem o conhecimento científico para a população, usando uma linguagem simples e uma abordagem humanizada. Desde 2019, me dedico integralmente a esta caminhada e tenho experienciado a potência que é empoderar as pessoas com informação de qualidade para que elas tomem suas próprias decisões de forma mais consciente. E a cada curso, a cada troca, me fica mais nítido a assertividade do conceito básico de salutogênese: Saúde se aprende e educação cura.

Who this course is for:
  • Este curso é para mães, pais, tios e tias, avôs e avós, professores, cuidadores e toda e qualquer pessoa que ame uma criança.
Course content
Expand all 20 lectures 02:36:02
+ Introdução
3 lectures 11:33

Neste vídeo apresento uma ideia geral do conteúdo que vai ser ministrado no curso, além de trazer exemplos concretos de situações cotidianas onde o conteúdo deste curso pode te ajudar diretamente.

Preview 03:26

Olá! Prazer, sou a Pati! Neste vídeo compartilho com você um pouco da minha biografia para você ter uma ideia um pouco melhor de onde venho, qual meu caminho até chegar aqui e, assim, ter uma ideia um pouco melhor de quais ferramentas eu disponho na minha “mochila” para conversar com você sobre este assunto.

Preview 05:46

Neste vídeo estabelecemos limites de responsabilidade, além de regularmos nossas expectativas sobre o conteúdo ministrado neste curso.

Preview 02:21
+ A Febre
1 lecture 17:50

Aqui definimos febre para ficarmos todos na mesma página e também falamos abertamente sobre os diferentes métodos de medi-la. A abordagem aqui é trazer para você as diferentes opções disponíveis no mercado e conhecer seus pontos altos e suas limitações para podermos fazer escolhas mais conscientes e otimizadas para a nossa necessidade.

O que é febre e como se mede a febre
17:50
+ Como a febre atua
3 lectures 25:50

Neste vídeo trazemos uma visão mais global sobre o quadro febril, abordando a função fisiológica da febre e seu papel no funcionamento do nosso organismo.

Para que serve a febre
11:18

Aqui falamos um pouco mais profundamente sobre como a febre acontece e de que forma ela desempenha seu papel no nosso organismo. Esta é uma etapa crucial para podermos compreender os processos febris das crianças durante o seu desenvolvimento.

Como acontece
05:57

Neste vídeo falamos sobre o sistema de defesa do nosso corpo, o chamado sistema imunológico. Trazemos em linguagem bastante acessível como ele o sistema imune atua e de que forma ele nos protege de ameaças. Além disto, trazemos uma visão clara de como a febre se relaciona com o sistema de defesa para termos uma visão mais global de como nosso corpo reage frente a um desafio imunológico.

Como o corpo se defende
08:35
+ Como podemos ajudar as crianças com febre
2 lectures 27:06
A febre como amiga ou vilã?
05:21

Neste vídeo trazemos uma lista de manejos e ajudas que estão ao nosso alcance para facilitar e acolher a criança que passa por um desafio imunológico. São medidas simples e muito efetivas e que se utilizadas associadas a um melhor entendimento do processo, aumentam significativamente a chance de passar por estes episódios de forma mais tranquila e efetiva.

Como podemos ajudar
21:45
+ Manejando a febre
3 lectures 21:11

E aqui, no meio do nosso curso, vamos falar sobre manejos de baixar a febre. E não tem como começar este bloco de outra maneira do que falando sobre quando estes manejos devem ser feitos. Este é o conteúdo desta vídeo-aula.

Quando usar manejos para baixar a febre
05:42

Aqui falamos sobre algumas opções bastante efetivas de manejos de baixar a febre que não incluem o uso de medicamentos, trazendo suas vantagens e desvantagens bem como a forma indicada de aplicação.

Manejos não medicamentosos
07:42

Neste vídeo falamos sobre o uso de medicamentos para baixar a febre. Quem são, a que grupo de fármacos pertence e como atuam. Abordamos individualmente os três principais fármacos utilizados para este propósito e quais suas vantagens e desvantagens, suas indicações e contra indicações.

Manejos medicamentosos
07:47
+ O que precisamos prestar atenção durante quadro febril das crianças
2 lectures 12:39

Neste vídeo trazemos com muita claridade o nosso papel como adultos cuidadores em episódios febris das crianças. Como nossa postura pode efetivamente ajudar ou mesmo atrapalhar o desenrolar do quadro de desafio imunológico que a criança está atravessando.

O papel do adulto na febre da criança
01:19

O conteúdo deste vídeo compila de forma simples e direto ao ponto quais são os sintomas normais e esperados em um quadro febril, assim como quais são os sinais e sintomas que devemos redobrar a atenção ou mesmo iniciar medidas de manejo ou buscar atendimento emergencial. Sabendo diferenciar entre o que é normal e esperado e o que exige atenção redobrada, conseguimos passar por processos febris de forma mais serena.

Sintomas que merecem atenção x Sintomas normais e esperados
11:20
+ Convulsão febril
2 lectures 19:48

Este possivelmente seja o bloco mais esperado deste curso. Por isso é fundamental que vc tenha feito toda esta caminhada para chegar até aqui. A convulsão febril é um dos grandes temores dos pais quando se trata de febre e, sim, existem muitos mitos e inverdades a respeito que são amplamente difundidos. Neste vídeo trazemos a visão científica e dados que nos ajudam a entender mais sobre o assunto.

O que é convulsão febril
09:45

Este possivelmente seja o bloco mais esperado deste curso. Por isso é fundamental que vc tenha feito toda esta caminhada para chegar até aqui. A convulsão febril é um dos grandes temores dos pais quando se trata de febre e, sim, existem muitos mitos e inverdades a respeito que são amplamente difundidos. Neste vídeo trazemos a visão científica e dados que nos ajudam a entender mais sobre o assunto.

Durante crise: com agir
10:03
+ Ganhos em se fazer febre
2 lectures 13:17

Neste vídeo trazemos alguns dos ganhos fisiológicos já bastante bem descritos em se fazer febre organizados em dois grandes grupos e explicados a luz de teorias e evidências científicas.

Ganhos fisiológicos da febre
03:57

Aqui abordamos alguns pontos muito interessantes sobre os ganhos em se fazer febre que a pedagogia waldorf e a antroposofia, que permeia a pedagogia waldorf nos trazem. Falamos sobre aspectos não físicos do calor, picos de desenvolvimento e troca/renovação das proteínas das crianças.

A visão da pedagogia waldorf e da antroposofia
09:20
+ Conclusão
2 lectures 06:48

Neste vídeo trazemos um olhar pedagógico sobre o processo febril e deque forma nós adultos podemos atuar como facilitadores deste processo.

A febre como processo pedagógico
03:13

Aqui encerramos este nosso curso. Fechamos com uma passagem pelo consultório pediátrico, assim como trocando contatos para seguirmos juntos nesta caminhada. Obrigada por chegar até aqui!

Consultório pediátrico e considerações finais
03:35