Farmacologia na Prática

Aprenda o que não te ensinam na faculdade e saiba como aplicar a farmacologia no dia-a-dia
Rating: 4.6 out of 5 (147 ratings)
1,048 students
Portuguese
Conhecer os conceitos básicos em farmacologia;
Entender de onde vem os fármacos e como a farmacologia é importante no seu desenvolvimento;
Conhecer os conceitos básicos em farmacocinética;
Conhecer os conceitos básicos em farmacodinâmica;
Relacionar os conhecimentos básicos com o estudo das classes de medicamentos;
Desenvolver a capacidade de aplicar a farmacologia na prática profissional;
Aplicar os conhecimentos na farmacologia clínica;

Requirements

  • Curiosidade e vontade de aprender
  • Desejável, mas não necessário: conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia, citologia, patologia e química básica para entender mais facilmente alguns termos e conceitos apresentados no curso

Description

Que a farmacologia é ciência que estuda os fármacos e suas ações no organismo, todo mundo sabe. O quem nem todo mundo sabe é por que a farmacologia é tão importante no dia-a-dia de estudantes e profissionais da saúde e como deve ser feita a sua aplicação prática.

São muitos os conceitos e definições aprendidos ao longo da disciplina de farmacologia. Tantos, que muitas vezes se torna difícil assimilar e relacionar cada um deles com o estudo das classes de fármacos. Por isso, a maior parte dos profissionais da saúde acaba aprendendo "para que serve" cada medicamento, mas não "como" nem "por que" esse efeito se manifesta no organismo. E é aí que mora o perigo, tanto para o profissional, quanto para o paciente. As alterações moleculares e bioquímicas que os fármacos provocam no organismo precisam ser profundamente conhecidas para identificar a resposta farmacológica, bem como os efeitos colaterais e as interações medicamentosas, impactando diretamente no sucesso (ou insucesso) da farmacoterapia.

O que eu quero te mostrar nesse curso é que uma boa base no estudo da farmacologia é imprescindível para compreender cada uma das classes de fármacos e que esses conhecimentos são necessários diariamente na vida de um profissional da saúde. Dessa forma, você ficará mais confortável para prescrever (se você for médico, dentista ou farmacêutico), orientar ou identificar problemas relacionados a terapia medicamentosa.

Como professora universitária, já ensinei farmacologia para mais de mil alunos e pude identificar que a principal falha no estudo dessa ciência é não entender os conceitos básicos, nem compreender a importância da farmacocinética (o caminho do fármaco no organismo) e da farmacodinâmica (a ação do fármaco e seus mecanismos no organismo). Por isso, meu propósito aqui é te mostrar de forma simples, clara e objetiva cada um desses tópicos, enfatizando as suas aplicações práticas, de modo que ficará muito mais fácil entender como funciona qualquer classe farmacológica.

Se você deseja de fato fugir das clássicas e maçantes aulas de farmacologia, repletas de informações para você ficar apenas DECORANDO, chegou sua oportunidade!

Esse será um grande diferencial na sua vida profissional.

Te vejo na primeira aula!


QUEM É A INSTRUTORA?

Débora Dalla Vecchia é farmacêutica (UEPG, 2010), mestre em Ciências Farmacêuticas (UEPG, 2013) e doutora em Farmacologia (UFPR, 2017), tendo como área de estudo a Neuropsicofarmacologia, com tese voltada à Doença de Parkinson e Depressão. Cursou Doutorado Sanduíche na Philipps-Universität Marburg (Alemanha), na área de Psicologia e Neurociência do Comportamento. Atualmente é Coordenadora da Pós-Graduação em Saúde e Professora Titular na Uniandrade, professora de graduação na Faculdade Paranaense (FAPAR) e professora de pós-graduação na UNINTER. Ministra as seguintes disciplinas: anatomia, fisiologia, fisiopatologia, farmacologia, química farmacêutica, farmacologia clínica, atenção farmacêutica e toxicologia. Atua também como empreendedora e Coach. É uma das idealizadoras do Método para controle da ansiedade - Condicionamento Neural.

Who this course is for:

  • Estudantes de farmácia, medicina, odontologia, enfermagem, biomedicina, nutrição, fisioterapia, biologia, psicologia que precisam aprender farmacologia;
  • Profissionais da saúde: farmacêuticos, médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, biólogos, fisioterapeutas, psicólogos que gostariam de aprofundar os conhecimentos em farmacocinética
  • Pessoas interessadas e dispostas a aprender sobre esse assunto fascinante e importante nos dias de hoje: a farmacologia

Course content

4 sections17 lectures1h 58m total length
  • Apresentação do Curso
    05:33
  • Cenário Atual
    07:11
  • O que é farmacologia?
    09:32

Instructor

Farmacêutica, Doutora em Neurofarmacologia,Professora, Coach
Débora Dalla Vecchia
  • 4.7 Instructor Rating
  • 710 Reviews
  • 15,510 Students
  • 8 Courses

Débora Dalla Vecchia é farmacêutica (UEPG, 2010), mestre em Ciências Farmacêuticas (UEPG, 2013) e doutora em Farmacologia (UFPR, 2017), tendo como área de estudo a Neuropsicofarmacologia, com tese voltada à Doença de Parkinson e Depressão. Cursou Doutorado Sanduíche na Philipps-Universität Marburg (Alemanha), na área de Psicologia e Neurociência do Comportamento. Atualmente é Coordenadora da Pós-Graduação em Saúde e Professora Titular na Uniandrade, professora de graduação na Faculdade Paranaense (FAPAR) e professora de pós-graduação na UNINTER. Atua também como empreendedora e Coach. É uma das idealizadoras do Condicionamento Neural.