Udemy
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
Turn what you know into an opportunity and reach millions around the world.
Learn More
Your cart is empty.
Keep shopping
Detonando na entrevista de Systems Design
Highest Rated
Rating: 4.7 out of 5(260 ratings)
1,469 students

Detonando na entrevista de Systems Design

Como se preparar para entrevistas de emprego de desenvolvimento de software
Created byCleuton Sampaio
Last updated 10/2022
Portuguese
Portuguese [Auto],

What you'll learn

  • Elaborar soluções para problemas arquiteturais em software
  • Analisar problemas propostos e discutir aspectos de escalabilidade e desempenho
  • Entender e conseguir passar em entrevistas do tipo Systems Design
  • Vender propostas técnicas para técnicos e leigos

Course content

12 sections • 34 lectures • 5h 16m total length
  • Introdução13:47

    Você vai entender o que é uma systems design interview e do que ela é composta.

  • Um exemplo de entrevista26:53

    Veremos um estudo de caso real de entrevista de systems design.

  • Referências importantes4:17
  • Exercícios sobre System design

Requirements

  • Ser desenvolvedor de software e entender os conceitos de arquitetura e projeto

Description

Este é um curso para desenvolvedores experientes que buscam novas oportunidades de emprego, ou seja, não é para iniciantes ou estudantes, embora possa ensinar conceitos importantes.

Atenção: 

  1. Não é um curso para iniciantes em programação e infraestrutura. Requer algum conhecimento e experiência com aplicações, servidores e Linux.

  2. O curso é ministrado utilizando ambiente Linux (Debian). Se você utiliza MS Windows ou MacOS, podem haver diferenças. Na medida do possível, eu explico algumas dessas diferenças, mas vale a afirmação: O curso é voltado para Linux.

Para melhor experiência de aprendizado, é importante já possuir alguma experiência como desenvolvedor profissional.

Hoje em dia há muitas oportunidades para desenvolvedores de software, inclusive em empresas estrangeiras e trabalhando remotamente, o que é muito bom. Porém, também há muito mais desenvolvedores buscando oportunidades, portanto, as entrevistas estão ficando mais e mais difíceis.

Para conseguir uma boa oportunidade é necessário saber os 3 fundamentos da engenharia de software:

- Algoritmos e estruturas de dados

- Arquitetura de software

- Sistemas operacionais e redes


A parte de algoritmos e estruturas de dados eu trato no meu outro curso aqui na Udemy: Detonando no code challenge com python e java.

Conhecer bem arquitetura de software na prática, ou seja, como desenhar soluções escaláveis e de alto desempenho, é um requisito fundamental e é o objeto deste curso.

O processo seletivo para pessoal de alto nível em TI (Desenvolvedores, Devops e SRE – Site Reliability Engineer) envolve conhecimento prático de arquitetura, operação e otimização de infraestrutura de processamento, seja em ambiente de nuvem ou “on premises”. Geralmente, no caso de desenvolvedores, este processo é composto pelas etapas:

1 – Fit interview;

2 – Code challenge;

3 – Systems design;

4 – Entrevista gerencial;


Se você chegar à quarta etapa, considere-se uma pessoa bem sucedida e com grandes chances de conseguir a vaga.

Cada etapa tem objetivos, pessoas e formato específicos. Por exemplo, a parte de algoritmos e estruturas de dados é questionada na entrevista de code challenge e a parte de arquitetura e infraestrutura é tratata na systems design interview (entrevista de projeto de sistemas).

Este curso lhe ajudará a conhecer este tipo de entrevista com exemplos reais e participar de entrevistas e casos de estudo simulados, para lhe preparar para uma carreira de sucesso no emprego dos seus sonhos.

É claro que, no caso de empresas estrangeiras, o inglês é muito importante, portanto, recomendo desde já que você estude e pratique conversação em inglês.

E por que eu posso lhe ajudar? Para começar, sou um profissional muito experiente, com mais de 45 anos de profissão e também sou professor universitário, onde lecionei muitos anos, em cursos de gratuação e pós-graduação em TI. E, finalmente, já passei em diversas entrevistas deste tipo e atualmente trabalho em uma empresa estrangeira.

Se isso não bastar, tem o fato de que eu mesmo já entrevistei diversos candidatos para vagas de desenvolvimento.

Who this course is for:

  • Desenvolvedores de software que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho