Descomplicando design thinking - Fundamentos

Aprenda design thinking para criar produtos e serviços que os clientes querem.
Rating: 4.6 out of 5 (109 ratings)
855 students
Portuguese
Portuguese
Por que hoje é fundamental inovar com foco no usuário
O que é design centrado no ser humano
Porque design thinking é uma abordagem e não uma ferramenta
Os pilares do design thinking

Requirements

  • Curiosidade por novos conceitos
  • Vontade de aprender
  • Gosta de experimentar novas abordagens
  • É fã de ferramentas visuais

Description

O jeito de pensar do design, design thinking (o design centrado no ser humano) é uma abordagem que reúne cultura mais ferramentas que, baseadas em pilares como a empatia, a colaboração e a experimentação, possam gerar produtos e serviços que sejam desejados pelos clientes, tecnicamente possíveis e financeiramente lucrativos para os empresários e acessíveis pelos cliente.

O design thinking, ou design centrado no usuário, é uma das abordagens mais eficazes para quem deseja inovar – seja num produto, processo ou departamento. Isso porque ele consiste em pensar soluções de acordo com as necessidades e desejos do consumidor, partindo da constatação de que toda boa ideia – bom serviço, produto ou negócio – nasce como resposta a um problema.

Essa abordagem está baseada em três pilares: empatia, colaboração e prototipação – ou experimentação.

Marcelo Pimenta é professor de Design Thinking, Empreendedorismo e Inovação  e vem desenvolvendo e inspirando profissionais e estudantes por todo o país para ter uma mentalidade de designer e criar uma estrutura centrada no cliente.

Atualmente, estamos no que chamamos “Era da Experiência”. Cada vez mais é preciso que as empresas e startups criem condições para que o consumidor enxergue o benefício que um determinado serviço está agregando ao todo. Esse tipo de conceito pode ser resumido em uma expressão, ela é a “Lógica do Serviço Dominante”.

O que é a Lógica do Serviço Dominante?

Resumindo, podemos dizer que o conceito está relacionado ao fato que o cliente não quer somente o produto. Mas, sim o benefício que o produto oferece. Pense, por exemplo, no cinema. Atualmente, cada vez mais são oferecidos recursos com o intuito de entregar uma nova experiência ou algo diferenciado ao consumidor. Isso acontece com o 3D, com cinemas que oferecem poltronas e uma experiência mais “gourmet” ou “premiere”.

Muitas vezes o cliente está interessado na experiência de assistir determinado filme e não em apenas assistir a esse conteúdo. Ele quer um som de qualidade, entre tantos outros recursos, que para aquela determinada pessoa entregam mais valor.

Assim, o Design Thinking centrado no ser humano é um processo que dá a oportunidade de você elaborar produtos e serviços cada vez mais relevantes para o seu público.

Who this course is for:

  • Empreendedores que querem ter mais clientes
  • Profissionais de todas as áreas que querem se diferenciar
  • Professores que querem dar aulas mais criativas e participativas
  • Pesquisadores
  • Curiosos que querem transformar seu hobby em negócio

Course content

9 sections23 lectures1h 58m total length
  • Boas vindas - Estrutura do curso
    03:53
  • Como melhor aproveitar o curso
    01:58

Instructor

Professor de criatividade e inovação
Marcelo Pimenta
  • 4.6 Instructor Rating
  • 996 Reviews
  • 5,857 Students
  • 6 Courses

Criativo e inovador, Marcelo Pimenta se tornou empreendedor no início de sua carreira, antes de se formar em jornalismo.

E foi se  colocando à frente de vários negócios bem-sucedidos que descobriu que, para inovar não existe receita e sim um princípio básico: a prática.

Pesquisou e desenvolveu ferramentas práticas que fazem toda a diferença no dia-a-dia e se tornou especialista em descomplicar a inovação.

Professor da ESPM, consultor credenciado pelo Sebrae desde 2010, palestrante de grandes eventos como o TEDx e co-criador da Liga dos Negócios Inovadores, Marcelo Pimenta é, antes de tudo, um acreditador. Um aprendedor. E netweaver que conecta pessoas, ideias e oportunidades.

Um profissional que se dedica a apoiar empreendedores, empresários e alunos para que recuperem sua confiança criativa e possam inovar nos negócios, nos projetos e na vida.

E que encontrou na Udemy um local apropriado para alavancar sua missão de vida: fortalecer a confiança criativa das pessoas!