Dando os primeiros passos com Arduino

Aprenda a fazer seu primeiro programa para Arduino utilizando o simulador Tinkercad
Rating: 4.6 out of 5 (7 ratings)
510 students
Portuguese

Eletricidade Básica
Arduino
Programação
Scratch
Eletrônica

Requirements

  • Não há pré-requisitos para fazer este curso, tudo será ensinado nele.

Description

Nesse curso eu te ensino o básico sobre Arduino, vamos aprender como montar um circuito com LED utilizando uma protoboard e alguns conceitos de eletricidade. Não existem pré-requisitos para fazer esse curso.

O curso é dividido em três aulas principais, a primeira foca em explicar o que é Arduino, dando uma visão geral sobre a plataforma e apresentando algumas aplicações. A segunda aplica conceitos de eletricidade vistos na primeira para montar circuitos eletrônicos que serão usados ao longo do curso, nessa aula foi utilizada protoboard para montagem dos circuitos. Na terceira aula vamos aprender como fazer nosso primeiro programa, primeiro em scratch, programação mais básica feita com blocos que facilita os primeiros passos da programação, depois em C, que possui uma complexidade maior, entretanto, da maior liberdade para a programação, uma vez que ele não está preso ao formato dos blocos do scratch.

Nas aulas foram utilizados leds acionados pelo Arduino, em um primeiro momento isso parece bastante simples, até mesmo inútil, porém, do ponto de vista de programação o mesmo comando que aciona um led é capaz de ligar um motor, ou qualquer outro dispositivo mais complexo. O que seria alterado seria o hardware em volta.

Gostou da ideia? Então bora fazer esse curso e dar teus primeiros passos com Arduino!

Who this course is for:

  • Estudantes de eletrônica
  • Professores
  • Interessados em aprender programação básica
  • Estudantes

Instructor

Estudante de Engenharia Elétrica
Thales Gonçalves Ferreira
  • 4.7 Instructor Rating
  • 43 Reviews
  • 964 Students
  • 2 Courses

Me chamo Thales sou técnico em eletrônica formado pelo IFSUL - Câmpus Pelotas, estudante de Engenharia Elétrica em IFSUL - Câmpus Pelotas.

Crio conteúdo sobre eletrônica e engenharia diariamente no meu instagram.

Trabalho com desenvolvimento de projetos desde de 2011, com experiência, principalmente, em automação residencial, robótica, instrumentação e eletrônica embarcada.

Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil