Introdução à análise estrutural com o FTOOL

Domine o uso do Ftool para obtenção de esforços solicitantes e deformações em estruturas Isostáticas e Hiperstáticas
Rating: 4.7 out of 5 (668 ratings)
6,170 students
Portuguese
Ao fim do curso o aluno será capaz de lançar, configurar e analisar estruturas Isostáticas e Hiperstáticas através do Software FTOOL

Requirements

  • Conhecimentos básicos de Resistência dos Materiais

Description

Na vida profissional, Engenheiros e Arquitetos são sempre auxiliados por diversos softwares, que facilitam a execução de diversas etapas durante o projeto. Um dos softwares mais utilizados é o Ftool, um programa disponível gratuitamente para análise estrutural em duas dimensões, criado pelo Professor Luiz Fernando Martha.

O Software permite que sejam executados cálculos de estruturas planas de forma rápida, fácil e intuitiva, evitando o uso de recursos de softwares mais complexos para a obtenção de esforços e deformações em estruturas simples.

Neste curso abordaremos os principais pontos do programa, obtendo resultados dos esforços solicitantes inerentes aos desenhos, tais como Normal, Cortante, Momento Fletor e Linha de Influência.

Who this course is for:

  • Estudantes e profissionais de Engenharia e Arquitetura

Course content

6 sections7 lectures40m total length
  • Introdução ao Ftool
    03:02

Instructor

Engenheiro Civil
Mateus Beraldi
  • 4.5 Instructor Rating
  • 3,519 Reviews
  • 33,521 Students
  • 16 Courses

Sou Mateus Beraldi, um apaixonado por engenharia e fundador do Estúdio BIM. Engenheiro Civil, formado pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Atualmente, cursando pós graduação em Engenharia Digital e Tecnologia BIM pela mesma instituição.

Já trabalhei como Diretor de Marketing na PROJr - Empresa Júnior de Engenharia Civil da UTFPR, também pelo NEJUT (Núcleo de Empresas Juniores da UTFPR), pela AAAE (Associação Atlética Acadêmica das Engenharias) e por 2 anos e meio como analista júnior de projetos pela Barbieri Construtora.

Paralelo a isso tenho o projeto do Estúdio BIM, uma StartUp Paranaense de Tecnologia e Educação voltada ao segmento da Construção Civil, especificamente na área de BIM (Modelagem da Informação da Construção), realizando treinamentos, projetos e consultoria.