Linux: Da migração à administração do sistema operacional
What you'll learn
- Entender a diferença entre as distribuições Linux e para qual publico cada uma é destinada.
- Adquirir conhecimento suficiente para executar as principais tarefas de administração de sistema operacional Linux
- Aprender a administrar o sistema operacional Linux de forma encontrar resolução de problemas.
- Entender o sistema operacional dentro de uma linguagem simples e fácil.
- Desenvolver habilidades básicas necessárias para um administrador do sistema operacional Linux com certificado LPIC1 e LFCS
Requirements
- Este curso não tem pré-requisitos formais. No entanto, a experiência anterior em administração de sistemas em outros sistemas operacionais é proveitosa
- Ambientes como Windows Subsystem for Linux (WSL) ou um hypervisor ou diretamente uma distribuiação.
- Um computador ou máquina virtual e conhecer outro sistema operacional como Windows ou Mac OS X para ser utilizado como referência no aprendizado.
Description
Esse curso é direcionado a diversos públicos:
Usuários e profissionais de Linux já familiarizados e experientes com o sistema operacional e que querem aprofundar seus conhecimentos para certificações como LPIC1 ou LFCS.
Usuários de Linux que não sabem nada da parte técnica.
Usuários de Windows* que querem entender como Linux funciona para poder trabalhar com as ferramentas da Microsfot nativas ou de integração com o Linux como Windows Subsystem for Linux (WSL) ou o WLinux (Versão de Linux desenvolvida pela Microsoft que hoje recebe o nome Pengwin), o Azure Sphere OS (Linux para IoT).
Usuários e profissionais de Mac OS X que querem migrar Linux devido similaridade.
Desenvolvedores que precisam entender o sistema operacional.
Mesmo se tratando de públicos com diferentes propósitos, todos possuem o mesmo objetivo e necessidade que é o aprendizado de Linux para aplicá-lo em suas tarefas e projetos diários. Portanto, nesse curso eu falo a linguagem de todos e de fácil compreensão.
*Ressalva: Este curso não é dedicado somente ao público de Linux que pretente estudar para certificações como LPI ou LFCS e sim à todos os usuários e, que desejam implantar Linux em seu trabalho pois Linux se faz presente em mais ambiente que possam imaginar (desde os servidores da Microsoft até as estações de trabalho de Hollywood).
Who this course is for:
- Profissionais de TI em uma ampla variedade de disciplinas que precisam executar tarefas básicas de administração Linux, inclusive instalação, estabelecimento de conectividade de rede, gerenciamento de armazenamento físico e administração de segurança básica.
- Desenvolvedores de linguagens php, Python, Lua, C, C++, Rust, DotNet e muitas outras.
- Usuários finais ou profissionais do próprio Linux, de Windows (principalmente aqueles que hoje fazem uso da ferramenta WSL da Microsoft) ou de Mac OS X que queiram se aprofundar seus conhecimentos no sistema operacional.
Instructor
Sou administrador de sistemas bilíngue certificado LPI e ITIL4 Foundation. Sou também instrutor de inglês, tradutor e interprete, blogueiro e youtuber. Escrevo artigos e produzo vídeos no formato de documentários e de artigos científicos sobre Linux, games e desenvolvo vários trabalhos relacionados a comunidade open source como palestras em faculdades.