Copa União 87 - Marco do Marketing Esportivo Brasileiro

Série Gestão e Marketing Esportivo - Aprenda com quem faz!
Rating: 4.6 out of 5 (63 ratings)
759 students
Portuguese
Portuguese [Auto]
Conceito de venda de um produto esportivo inédito, quebra de tabus (TV no esporte), negociação e captação dos recursos financeiros
Você conhecerá de perto um dos principais cases de marketing esportivo no Brasil, pelo próprio autor do projeto e captador dos recursos
Como buscar recursos para o esporte na iniciativa privada
Porque a Copa União 87 é um marco para o marketing esportivo do Brasil

Requirements

  • Este curso faz parte da Série Gestão e Marketing Esportivo, que conta com 5 cursos aqui no Udemy :
  • 01 - Master em gestão e Marketing Esportivo | 02 - Planejamento no Esporte | 03 - Gestão Esportiva | 04 - Marketing Esportivo | 05 - Copa União 87 - Marco do Marketing Esportivo no Brasil
  • Nossa sugestão é que essa sequência seja seguida para melhor compreensão do conteúdo, entretanto, não há nenhum pré-requisito para que o aluno escolha um curso isoladamente.
  • Conheça os demais cursos que incluem o Masterclass 10

Description

A Copa União 87  - foi o Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional, realizada pelo Clube dos 13, uma associação dos principais clubes do país (Grêmio - Inter - Corinthians - Palmeiras - Santos - São Paulo - Botafogo - Flamengo - Fluminense - Vasco - Atlético MG - Cruzeiro - Bahia) e mais 3 convidados (Coritiba, Goiás e Santa Cruz).

Foi o primeiro evento esportivo oficial no país patrocinado exclusivamente pela iniciativa privada (TV Globo - Coca Cola - Varig - Editora Abril e Dover).

Projeto de Esportivo e Plano de Patrocínio : João Henrique Areias

Comercialização : JH Areias e Celso Grellet


"João Henrique Areias é uma das grandes feras que conheço no marketing esportivo. Não poderia ser outro a tentar desvendar e resumir esta atividade no Brasil.” - ARTHUR ANTUNES COIMBRA "ZICO"


A Copa União 87 - Fonte : Wikipedia

Copa União foi originalmente o nome da competição idealizada pelo Clube dos 13 para ser o Campeonato Brasileiro de 1987,[8] competição esta, que, de acordo com os regulamentos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tratou-se apenas do Módulo Verde do Campeonato Brasileiro daquele ano,[8][nota 2] que foi chamado oficialmente de Copa Brasil pela entidade máxima do futebol brasileiro.

No entanto, a nomenclatura criada pelo Clube dos 13 acabou por se tornar o nome fantasia do Campeonato Brasileiro de 1987[6] e, posteriormente, também foi utilizado como nome fantasia pela grande mídia para designar em sua época de disputa, o Campeonato Brasileiro de 1988. Entre 1988 e 1989, o certame passou a ser denominado oficialmente de Campeonato Brasileiro de Futebol, nomenclatura esta que é utilizada desde então, exceto no ano de 2000.[9][10]

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Método de ensino

O método desenvolvido por um dos precursores do marketing esportivo no Brasil, proporcionará ao aluno, desde o primeiro momento, uma visão ampla do ambiente esportivo. Graças a orientação predominantemente prática, o aluno passa a ter mais facilidade de aprendizado através dos exemplos vividos por JH Areias e sua equipe ao longo dos mais de 20 anos de experiência.

"Nos anos 90, convidei o João Henrique para trabalhar comigo e ser meu sócio na Pelé Sports e Marketing, no Rio de Janeiro. Reformulamos a estratégia de exploração da imagem do Pelé e fizemos um belo projeto de administração dos jogos do Santos e Flamengo na Supercopa, entre outros projetos" - EDSON ARANTES DO NASCIMENTO "PELÉ"


"Areias sempre lutou pela modernização da gestão do futebol nacional. Teve participação decisiva no evento mais bem sucedido já organizado no país e ficou na vanguarda da luta pelo estabelecimento do brasileirão por pontos corretos.” -
JUCA KFOURI - Jornalista esportivo


Biblioteca virtual

Ao participar dessa série de cursos, você também receberá os ebooks Uma Bela Jogada e Marketing no País do futebol (livros editados e esgotados de João Henrique Areias), e acesso a mais de 10 ebooks sobre diversos temas na área e apostila do curso.


"O Areias, que coordenou minha eleição em 2012, foi um dos inspiradores do novo modelo de gestão do Flamengo, com base no profissionalismo e transparência, como ele recuperou o seu livro Uma Bela Jogada lançada em 2007."

EDUARDO BANDEIRA DE MELLO
Presidente do CR Flamengo (2013-2018)

Siga-nos também nas redes sociais para conhecer mais detalhes dos nossos cursos:

Instagram: @jhareias
Twitter: @jhareias
Facebook : gestaoemarketingesportivo
Youtube: jhareias


Destaque na mídia

- Ex-dirigente do Flamengo aponta caminhos para Corinthians se livrar das dívidas
Estadão – 23 de dezembro 2019

- Entenda qual o impacto do coronavírus no esporte no Brasil e no mundo
Suno Notícias – 22 de março 2020

- Presidentes amigos e dirigentes de estatal fizeram Bota e Fla dividirem teto em 2005
Globo Esporte – 23 de agosto 2018


Who this course is for:

  • Profissionais que trabalham com esporte e desejam ampliar sua visão da indústria
  • Dirigentes esportivos de qualquer modalidade esportiva
  • Empreendedores que desejam trabalhar com esporte
  • Estudantes universitários e de 2o grau que desejam conhecer e trabalhar na indústria do esporte
  • Praticantes e amantes do esporte que desejam conhecer os bastidores da indústria esportiva

Course content

3 sections18 lectures1h 22m total length
  • Introdução
    01:11
  • Apresentação
    00:31
  • Como fazer nosso curso
    04:20
  • Estrutura dos Cursos
    01:47
  • Quem é João Henrique Areias ​
    04:34

Instructor

Consultor e Professor de Gestão e Marketing Esportivo
João Henrique Areias
  • 4.6 Instructor Rating
  • 460 Reviews
  • 1,550 Students
  • 5 Courses

                      PRINCIPAIS PROJETOS DESENVOLVIDOS E COMERCIALIZADOS


João Henrique Areias é um dos precursores do marketing esportivo no Brasil, por ter desenvolvido e comercializado os primeiros projetos dessa área no país. Graças a sua atuação ao longo de 12 anos na IBM Brasil (1975-87) , trouxe para o esporte uma visão diferenciada até então por já ter trabalhado nas áreas de vendas, marketing e comunicação.

Durante sua carreira liderou e integrou equipes de vários segmentos esportivos, que lhe concederam uma visão privilegiada do mercado. Por esse motivo, pode transmitir seus conhecimentos com vasto conhecimento de causa. Essa experiência o levou a dar aulas em instituições educacionais de renome, como IBMEC, Fundação Getulio Vargas, Trevisan, Facha, entre outras, além de ser o criador de um dos mais conceituados cursos de marketing esportivo do país, com mais de 20 edições desde 2007.


Confira abaixo alguns projetos que João Henrique Areias colaborou e desenvolveu:

- Copa União 1987 – Como Diretor de Marketing do Clube dos 13 desenvolveu e comercializou o projeto que até os dias de hoje é apontado como um marco do marketing esportivo do Brasil.

- CR Flamengo – Atuou como Vice-Presidente de Marketing do clube, onde também já foi Vice-Presidente de Esportes Olímpicos e Diretor de Marketing do Departamento de Futebol

- Seleção Brasileira de Futebol – Entre 1993 e 94 foi o representante dos direitos de imagem de todos os jogadores e comissão técnica que integraram o elenco tetracampeão mundial, na Copa dos Estados Unidos.

- Fluminense FC – Durante os anos de 1995 e 96 firmou parceria com o tricolor, quando viabilizou patrocínios como Hyundai, Grupo Ipiranga, Prefeitura do Rio (Projeto Ame o Rio) e Unimed.

- Pelé Sports – Sócio do Atleta do Século, projetou e comercializou a participação de clubes como Flamengo e Santos em competições sul-americana, como a Supercopa, além de reposicionar a imagem do mito para fins publicitários.

- Confederação Brasileira de Basquete – No ano de 1995 foi o responsável pela comercialização da primeira competição nacional do esporte patrocinada exclusivamente pela iniciativa privada, com transmissão ao vivo pelo Sportv.

- Grupo Universo – Atuando como consultor, foi responsável em 1999 pela integração das atividades da Universidade com a prefeitura e a equipe de basquete do UNIT-Uberlândia, onde também criou o projeto de marketing Clube dos 30.

- Sávio Bortolini – Gerenciamento de toda a carreira de um dos ídolos do Flamengo, que também defendeu as camisas de Real Madrid, Avaí e Seleção Brasileira.

- Arena Petrobras – Em 2005 foi o coordenador do projeto do estádio que recebeu Botafogo e Flamengo nas partidas do campeonato brasileiro daquele ano, com 30 mil lugares, tendo registrado a segunda melhor média de público da temporada.

- Federação Capixaba de Futebol e Avaí FC – Atuação como consultor de marketing esportivo em ambas as entidades.

- Arena do Grêmio – Participou em 2013 como Diretor de Negócios (marketing, comunicação e comercial) do estádio administrado pela OAS Arenas.

Participou de cursos de Gestão e Marketing Esportivo na Universidade de Nova York e da Fundação Real Madrid, além de ser autor de livros como Uma Bela Jogada- 20 anos de marketing esportivo (2007) e Marketing no País do Futebol (1998).