What you'll learn
- Técnicas intermediárias de Contraponto
- Elaboração de contraponto a partir de motivos melódicos
- Contraponto sem cantus firmus
- Técnicas imitativas
- Elaboração de cânones
Requirements
- Leitura musical básica
- Identificação de intervalos
- Classificação de intervalos: consonâncias e dissonâncias
Description
Neste segundo módulo do curso de Contraponto, o aluno vai aprender a elaborar texturas contrapontísticas a duas vozes sem o auxílio de um cantus firmus pré-existente, exercitando assim a sua criatividade e aprimorando as técnicas aprendidas no módulo anterior do curso. Para isso, serão estudadas as técnicas de elaboração de frases contrapontísticas a partir da exposição e da imitação de um motivo melódico.
As aulas são divididas em curtas exposições teóricas seguidas de exemplos práticos e comentados de elaboração de frases contrapontísticas.
Ao longo do curso, os principais tópicos abordados são:
Características da textura polifônica;
Definição e estruturação de motivos melódicos;
Análise motívica;
Construção de frases a partir de motivos;
Elaboração de contraponto sem cantus firmus;
Técnicas de variação motívica: transposição, inversão e aumentação;
Técnicas de imitação;
Estratégias de equilíbio rítmico entre as vozes;
Conexão e independência das vozes;
Elaboração de cadências;
Técnicas de elaboração de cânone.
Ao longo deste módulo do curso, o aluno entrará em contato com princípios de estruturação de texturas constrapontísticas, o que o tornará apto para ouvir, compreender e apreciar de forma mais aprofundada o repertório de diversos períodos, gêneros e estilos.
Ao final do módulo, o aluno será capaz de elaborar frases contrapontísticas a duas vozes a partir de um motivo elaborado por ele mesmo, e sem o auxílio de um cantus firmus dado. Desta forma, o aluno estará pronto para seguir para o terceiro módulo, que tratará da conexão de frases contrapontísticas e da composição de peças musicais completas a partir das técnicas aprendidas.
Who this course is for:
- Interessados em composição musical
- Graduandos em Música
- Estudantes de Música em geral
- Interessados em Teoria Musical
Instructor
Matheus Bitondi é compositor formado pelo Instituto de Artes da Unesp, e Mestre em Música pela mesma instituição. Atua como professor da Faculdade Santa Marcelina, da Faculdade Cantareira e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Como compositor, teve obras executadas em salas como o Auditório Ibirapuera (São Paulo), a Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro) e o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Belo Horizonte); por grupos como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Bachiana Filarmônica e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi premiado no Concurso Nacional de Composição “Camargo Guarnieri” (OSUSP, 2005), no String Quintet Contest for Brazilian Composers (Kean University – EUA, 2006), no Prêmio Funarte de Composição Clássica (Rio de Janeiro, 2012, 2014 e 2019) e no Panorama da Música Brasileira Atual (Rio de Janeiro, 2018).