What you'll learn
- Técnicas básicas de Contraponto
- Princípios de construção de polifonia
- Utilização de intervalos consonantes e dissonantes
- Princípios de elaboração melódica
- Princípios de COomposição Musical
Requirements
- Leitura musical básica
- Identificação de intervalos
Description
Este é o primeiro módulo do curso de Contraponto. Nele, o aluno vai aprender os princípios elementares e as técnicas básicas do Contraponto a duas vozes, de uma forma prática e sem ênfase excessiva em regras.
O curso é composto de doze aulas, divididas em curtas exposições teóricas e exemplos práticos de elaboração de contraponto a partir de um cantus firmus dado.
Ao longo do curso, os assuntos abordados são:
Definição de Contraponto e suas características;
Princípios de estruturação melódica;
Classificação dos intervalos em consonâncias e dissonâncias;
Utilização das consonâncias e dissonâncias no contexto polifônico;
Tratamento dos intervalos dissonantes;
Elaboração de cadências;
Exemplos de construção de contraponto a partir de cantus firmus;
Exercícios.
O curso inclui ainda uma sequência de cantus firmus (anexada à aula 4), que o aluno pode utilizar para exercitar sua técnica e fixar seu aprendizado.
O aluno inscrito ainda ganha acesso a um grupo fechado no facebook, no qual ele pode tirar dúvidas diretamente com o professor e postar seus exercícios, para serem comentados e avaliados pelo professor.
Ao final do curso, o aluno será capaz de elaborar contrapontos a partir de um cantus firmus de base, e estará apto a seguir para os próximos módulos do curso, nos quais ele aprenderá a elaborar peças polifônicas completas.
Who this course is for:
- Interessados em Composição Musical
- Graduandos em Música
- Estudantes de Música em geral
- Interessados em Teoria Musical
Instructor
Matheus Bitondi é compositor formado pelo Instituto de Artes da Unesp, e Mestre em Música pela mesma instituição. Atua como professor da Faculdade Santa Marcelina, da Faculdade Cantareira e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Como compositor, teve obras executadas em salas como o Auditório Ibirapuera (São Paulo), a Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro) e o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Belo Horizonte); por grupos como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Bachiana Filarmônica e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi premiado no Concurso Nacional de Composição “Camargo Guarnieri” (OSUSP, 2005), no String Quintet Contest for Brazilian Composers (Kean University – EUA, 2006), no Prêmio Funarte de Composição Clássica (Rio de Janeiro, 2012, 2014 e 2019) e no Panorama da Música Brasileira Atual (Rio de Janeiro, 2018).