What you'll learn
- Estruturação melódica
- Composição de frases musicais
- Análise de melodias
Requirements
- Leitura musical
- Identificação de intervalos
Description
Este é o primeiro módulo do curso de Composição Musical. Nele o aluno vai aprender a estruturar suas melodias de forma lógica e coerente, a partir da observação de vários exemplos musicais do repertório e da observação da construção de frases musicais pelo professor.
São 2h40 de aulas, divididas em três momentos. No primeiro momento, são explicados conceitos e definições necessários à composição de frases melódicas. No segundo, são analisados exemplos de frases extraídos de um vasto repertório. São mais de 30 exemplos comentados e analisados, que vão de compositores como Bach, Mozart e Beethoven até Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Tom Jobim. No terceiro momento, são compostas frases utilizando os modelos e técnicas abordadas ao longo do curso.
Os assuntos abordados ao longo dos três momentos do curso são:
Materiais harmônicos da melodia: escalas e intervalos;
Estrutura rítmica e métrica da frase;
Perfil e discurso melódico;
Estruturação de cadências melódicas;
Elaboração de motivos;
Tratamento e variação dos motivos.
Ao final deste módulo do curso, o aluno conhecerá uma ampla gama de exemplos de frases melódicas, dominará a técnica e os procedimentos para a elaboração de frases e estará apto a compor suas próprias frases melódicas de maneira consciente e consistente.
Who this course is for:
- Interessados em Composição Musical
- Músicos em geral
- Interessados em Improvisação Musical
- Intérpretes
Instructor
Matheus Bitondi é compositor formado pelo Instituto de Artes da Unesp, e Mestre em Música pela mesma instituição. Atua como professor da Faculdade Santa Marcelina e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Como compositor, teve obras executadas em salas como a Sala São Paulo, o Teatro Municipal de São Paulo, o Auditório Ibirapuera (São Paulo), a Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro) e o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Belo Horizonte); por grupos como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra GRUSinfônica, a Orquestra Bachiana Filarmônica e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi premiado no Concurso Nacional de Composição “Camargo Guarnieri” (OSUSP, 2005), no String Quintet Contest for Brazilian Composers (Kean University – EUA, 2006), no Prêmio Funarte de Composição Clássica (Rio de Janeiro, 2012, 2014 e 2019) e no Panorama da Música Brasileira Atual (Rio de Janeiro, 2018 e 2022).