Como investir em fundos imobiliários?

Aprenda o que são fundos imobiliários, quais as principais categorias e como analisar as suas características.
Rating: 4.3 out of 5 (4 ratings)
314 students
Portuguese
Portuguese [Auto]
O que são fundos imobiliários?
O que são fundos de tijolo?
O que são fundos de papel?
Como analisar fundos imobiliários?

Requirements

  • Noções básicas sobre investimentos

Description

Os fundos imobiliários (FII) estão entre os investimentos que mais crescem em interesse por parte dos investidores brasileiros. É o que mostram os números da categoria, em especial durante 2019, quando o número de pessoas que investem na modalidade mais do que dobrou.

Em parte, esse crescimento até demorou para acontecer considerando que, historicamente, há uma grande defesa de investimentos em imóveis no nosso país.

E, se você pensa que o setor não é acessível para a sua realidade financeira eu tenho uma boa notícia: os fundos de investimentos imobiliários permitem que você, com pouco dinheiro, esteja exposto aos melhores imóveis do país.


O que são os fundos imobiliários?

Os fundos imobiliários pertencem ao universo dos fundos de investimentos. Isto é, os investidores destinam o seu dinheiro ao fundo e contam com um time de analistas especializados para a tomada de decisão em relação ao seu capital. A lógica é similar a um condomínio, com um “rateio” de acordo com a parcela aportada por cada participante.

No entanto, existem algumas diferenças em relação aos fundos de investimentos tradicionais. Uma delas é justamente o seu formato de atuação: os ativos são, necessariamente, relacionados ao setor imobiliário. Além disso, os FIIs são negociados na Bolsa de Valores, assim como as ações.

Outro ponto muito importante é que os fundos imobiliários devem, mensalmente, compartilhar com seus cotistas ao menos 95% do lucro apurado.


Fundos imobiliários são renda fixa ou renda variável?

Embora existam muitos comentários acerca da proximidade com a renda fixa em função da distribuição mensal de rendimentos, os fundos imobiliários possuem cotas negociadas na Bolsa de Valores. Isso significa que a precificação delas varia diariamente.

É importante esclarecer este ponto para que você não se empolgue com a categoria e se exponha mais do que deveria em um produto de renda variável. Por mais que os rendimentos representem sim um fluxo de caixa mensal, o seu investimento pode sofrer com as oscilações e, inclusive, gerar prejuízo no curto prazo.


Quais são as estratégias dos fundos imobiliários?

Apesar de todos os fundos imobiliários pertencerem a um mesmo setor, existem diferentes estratégias que podem ser oferecidas aos cotistas. É muito importante que você as entenda para investir com segurança e ciente dos riscos.

  • Geração de renda: são fundos de investimentos que compram imóveis físicos para gerar renda por meio da cobrança de aluguel. Os ativos podem ser shoppings, escritórios, hospitais, universidades, hotéis, galpões logísticos, entre outros. São chamados de fundos de tijolo.

  • Títulos Mobiliários: neste grupo, os fundos de investimentos passam a usar de títulos associados ao setor imobiliário. É o caso das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). São chamados de fundos de papel.

  • Desenvolvimento: em alguns casos, os FIIs podem trabalhar com o desenvolvimento de imóveis físicos. Esse é o nome dado ao processo de construir o próprio imóvel e, posteriormente, utilizá-lo para gerar renda via locações ou mesmo vendê-lo. O risco é maior nesta categoria.

  • Fundos de fundos (FOF): por fim, essa é uma categoria de fundo imobiliário que investe em outros FIIs. Portanto, o trabalho da gestão é selecionar os ativos da categoria que oferecem boas oportunidades. Permite uma fácil diversificação ao investidor.

Who this course is for:

  • Investidores em geral
  • Pessoas interessadas no mercado financeiro
  • Pessoas interessadas em renda passiva

Course content

2 sections5 lectures1h 57m total length
  • Introdução
    00:33

Instructor

Produtor de Conteúdo
Stéfano Bozza
  • 4.4 Instructor Rating
  • 87 Reviews
  • 1,776 Students
  • 9 Courses

Formado em Administração com especialização em finanças, não se adaptou à vida de escritório e trabalha como freelancer focado na produção de conteúdo desde 2016. Nas horas vagas, ainda é apostador e não dispensa um prato de strogonoff. É apaixonado por esportes, leitura, ajudar pessoas e pela vida independente. Odeia rotina.