
O que você verá nessa aula:
Breve biografia do criador da CNV, Marshall Rosenberg;
Definição de CNV;
Os 4 passos fundamentais da CNV; e
Expressão e recepção através da CNV
Nesta aula você irá aprender a diferença entre uma observação e uma avaliação, com base no formato de cada um desses tipos de verbalizações e nas suas consequências. Você também irá aprender os benefícios do uso das observações, segundo a CNV.
A culpa e a vergonha são sentimentos com potencial de bloquear a auto compaixão e, consequentemente, a compaixão pelo outro, de forma que inviabilizam a comunicação não violenta. Nesta aula você irá aprender sobre estes dois sentimentos e algumas estratégias úteis para o acolhimento e a ressignificação deles, de forma a aumentar sua auto compaixão.
Após termos falado sobre a culpa e a vergonha na aula 4, iremos aprender o valor de nos responsabilizarmos por nossos sentimentos.
Nesta aula você aprenderá:
Reações comuns a mensagens negativas;
Padrões de linguagem que nos isentam da responsabilidade;
As necessidades humanas; e
Estágios da "libertação" emocional;
Agora que aprendemos a nos responsabilizar por nossos sentimentos, vamos falar sobre como identificá-los e expressá-los.
Nesta aula você aprenderá a diferenciar sentimento e opinião, identificar profecias auto realizadoras e o valor da vulnerabilidade para a CNV.
Na nossa cultura é muitíssimo comum que as pessoas tenham dificuldade em fazer pedidos, especialmente de forma assertiva. Quando eles ocorrem, geralmente é de forma agressiva ou passiva.
Na aula 7 do curso de CNV você irá aprender:
Como usar uma linguagem de ação positiva;
Como fazer pedidos conscientes;
Como explicar pedidos diante da incompreensão do ouvinte;
Como lidar com a recusa do ouvinte;
Como evitar uma postura autoritária; e
Como diferenciar pedido de exigência.
A empatia é um dos pilares da CNV, sem a qual ela não é possível. Nesta aula, você receberá algumas instruções sobre como demonstrar empatia pela outra pessoa, quais são os desafios desta prática e como o silêncio também pode ser oferecido e recebido de forma empática.
Na aula 8 você viu uma introdução sobre a empatia. Na aula 9 vamos apronfundar um pouco mais neste tema conversando sobre como receber com empatia. Nesta aula você verá:
Comportamentos que nos impedem de nos conectarmos com empatia;
A importância da presença para receber com empatia;
A paráfrase como uma forma de demonstração de empatia;
Quais os efeitos esperados por parte do falante quando recebemos (ouvimos) com empatia; e
Como receber empatia.
Aviso importante: Nesta aula citaremos o tema da discriminação. Os exemplos dos facilitadores foram extraídos do livro base do curso e de notícias recentes. São apenas recortes muito específicos com objetivo de auxiliar no ensino da visão da CNV sobre a raiva e não têm a pretensão de dar um panorama geral sobre a discriminação. Reafirmamos nosso compromisso com os Direitos Humanos e enfatizamos que tais fenômenos devem ser tratados com total respeito às vítimas, resguardando seu direito à integridade física e psicológica garantido por lei.
-
É muito comum vermos a raiva como um sentimento destrutivo e que deve ser reprimido. A CNV não concorda com esta visão. Entendemos a raiva como um estado de disposição que pode colocar em prática ações importantes - por exemplo, movimentos sociais de luta por direitos - e ajudar a romper com situações de abuso e injustiça.
Nesta aula você irá aprender:
Algumas formas de expressar a raiva plenamente;
Características biológicas e sociais da raiva; e
Os desafios para lidar com a raiva.
É comum a CNV ser confundida com uma forma de comunicação passiva, no entanto, em casos específicos é preciso o uso da força - física ou simbólica - com o objetivo de evitar e minimizar prejuízos. Nessa aula você vai aprender em quais casos é empregado o uso da força, de qual maneira e com quais propósitos.
Nesta aula você irá aprender:
As diferenças entre a mediação de conflitos tradicional e a mediação de conflitos pela CNV;
O papel fundamental do vínculo na mediação de conflitos pela CNV;
Necessidade, estratégia e análise;
Formas de lidar com a mágoa;
Formas de perdoar a si e ao outro; e
Revisão da forma de fazer pedidos pela CNV que foi estudada na aula 7.
Encaminhando para a reta final do curso, nesta aula você irá aprender como cuidar do seu meio interno através da psicoterapia e do autocuidado, de modo a aumentar sua disposição para a CNV.
Chegamos à última aula do curso!
Nessa aula você aprenderá a visão da CNV acerca dos julgamentos, sejam eles positivos ou negativos, e como a CNV costuma lidar com eles. Além disso, você irá aprender como realizar e receber elogios através da CNV.
A linguagem é a forma que os seres humanos se comunicam uns com os outros e consigo mesmos. É através dela que expressamos o concreto e o abstrato. Entretanto, a forma como foi estabelecida enquanto sociedade nos afasta do que nos é mais precioso: a compaixão. Por isso, Marshall Rosenberg, através da Comunicação não Violenta (CNV), reúne estrategicamente informações sobre o assunto que nos levam a um único fim: atender as necessidades de todas as partes envolvidas. Com esse curso, você aprenderá sobre essa teoria fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e para uma comunicação mais assertiva. Além disso, o curso conta com diversas atividades de auto observação, descrição e experimentação, além de sugestões de materiais multimídia que podem ser adaptados de acordo com a realidade e a individualidade de cada pessoa.
Conteúdo programático:
Introdução à CNV
A comunicação que bloqueia a compaixão
Observar sem avaliar
Conectando-nos compassivamente com nós mesmos
Assumindo a responsabilidade por nossos sentimentos
Identificando e expressando sentimentos
Pedindo aquilo que enriquecerá nossa vida
O poder da empatia
Receber com empatia
Expressando a raiva plenamente
O uso da força para proteger
Mediação e solução de conflitos
Libertando-nos e aconselhando os outros
Expressando a apreciação na CNV
Sobre os facilitadores:
Matheus José Schnaider (CRP: 08/30216)
Formado em bacharelado em Psicologia pela Universidade Positivo (2019) e pós-graduado em Psicologia e Sexualidade pela Faculdade Faveni (2021). Atua desde 2020 como psicoterapeuta analítico-comportamental particular de adultos na modalidade online e desde 2021 como psicoterapeuta voluntário no Grupo Dignidade. Possui experiência com atendimento de demandas de relacionamento interpessoal, sexualidade e gênero, ansiedade e regulação emocional.
Heloisa Carvalho Alves Gonçalves (CRP: 08/35584)