Cálculo para Balanço de Massa
What you'll learn
- Balanço de massa
- Balanço molar
Requirements
- Não
Description
Olá, tudo bom?
Meu nome é Renato e fui professor na Ufscar de Fenômenos de Transporte e Reatores Químicos. Também sou, há alguns anos, professor na Unimep de Reatores Químicos, Operações Unitárias, Princípios de Processos Químicos e Termodinâmica Aplicada, entre outros.
Nem sempre um assunto querido para estudantes e profissionais, tanto o balanço de massa quanto o balanço molar são questões essenciais tanto no meio acadêmico quanto no empresarial de modo que seu conhecimento, ainda que básico, é algo essencial e mais, chega a ser um diferencial profissional.
Esse curso tem por objetivo clarear um pouco a visão de estudantes e profissionais da área sobre os equacionamentos envolvendo balanço de massa e balanço molar, mais especificamente na questão do CÁLCULO dos processos que necessitem desses balanços. Abordaremos, dentre outros, uma revisão com unidades básicas, conceitos sobre variáveis de processo, graus de liberdade, fundamentos do balanço de massa e do balanço molar, desvio (ou bypass) reciclo e purga.
São ao todo 30 exercícios resolvidos e comentados, incluindo uma lista de exercícios para você poder praticar (claro que a lista também terá todos os exercícios resolvidos e comentados!). Mais de 3 horas de, predominantemente, resolução de exercícios e explicações sobre os mesmos.
Tire a poeira da calculadora e vamos nessa!
Who this course is for:
- Estudantes de Engenharia/Exatas
Instructor
Possuo graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário da FEI (2010), mestrado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (2013) e doutorado em Engenharia Química pela Unicamp (2017).
Atuo como professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) nas disciplinas de Fenômenos de Transporte e Reatores Químicos. Atuo também como professor na Unimep nas disciplinas de Reatores Químicos e Operações Unitárias