
Olá, aluno da Lato Academy!
Seja muito bem-vindo ao Projeto Estrutural de Fundações - Sapatas
Abaixo está uma prévia do currículo do nosso professor:
GABRIEL COMERLATO COSTA
Engenheiro Civil, Professor, Calculista Estrutural, Coordenador de Projetos, consultor e Especialista em estruturas e fundações.
Engenheiro Civil (Calculista) pela Comerlato Engenharia de Estruturas, com mais de 6 anos de atuação na área de projetos.
Diretor e professor na LATO Academy, mais de 400 alunos atendidos, em diversos segmentos de cursos.
Diretor de Projeto e Logística na EXPY Hospedagens Incríveis.
Especialista em estruturas e fundações pelo IPOG-RS e Mestre em Engenharia de Materiais com ênfase em impressão 3D de concreto pelo IFRS.
Diretor da CDL Jovem e Conselheiro no Conselho Municipal de Planejamento Territorial (CONSEPLAN) de Caxias do Sul - RS.
Nesta aula você vai ser apresentado ao nosso conteúdo programado. Nela, você entenderá cada tópico que iremos apresentar e também o que inclui em cada um deles, facilitando e ajudando você a ter uma visão macro do curso.
Além disso, aqui você encontra o arquivo com o conteúdo necessário para o acompanhamento do curso.
Nesta aula, você encontra a planilha Excel de Sapata Isolada automatizada.
IMPORTANTE! A UTILIZAÇÃO DA PLANILHA NÃO SUBTITUI O CÁLCULO E CONFERÊNCIA MANUAL DOS RESULTADOS POR ELA GERADOS. ALÉM DISSO É DE RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO A CONFERÊNCIA DA VERACIDADE DESTES!
Modificações realizadas na planilha Excel de sapata isolada:
*Foi removido o valor pré-estabelecido do fck nos dados de entrada, ficando o a critério do calculista.
*As dimensões das sapatas (A, B e H) que estavam indicadas no dados iniciais foram movidas para a janela de resultados.
Observações importantes: As planilhas foram geradas utilizando o sistema Microsoft Excel versão 23.06, caso não seja utilizada esta versão ou utilize versões paralelas do sistema, deve se ter cuidado com possíveis erros ou inconsistências nos resultados da planilha. Isto pode ocorrer caso a versão utilizada não possua todos os recursos necessários para rodar a presente planilha.
Orientamos que utilize espaçamento máximo de 20cm nas armaduras nos dois sentidos.
Nesta aula, você encontrará a planilha Excel de Sapata Isolada com carga vertical, horizontal e momentos, automatizada.
IMPORTANTE! A UTILIZAÇÃO DA PLANILHA NÃO SUBTITUI O CÁLCULO E CONFERÊNCIA MANUAL DOS RESULTADOS POR ELA GERADOS. ALÉM DISSO É DE RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO A CONFERÊNCIA DA VERACIDADE DESTES!
Modificações realizadas na planilha Excel de sapata isolada com cargas Fx, Fy e Momentos:
*Foi removido o valor pré-estabelecido do fck nos dados de entrada, ficando o a critério do calculista.
*Foi inserida a análise de tensão mínima de solo nos resultados.
Observações importantes: As planilhas foram geradas utilizando o sistema Microsoft Excel versão 23.06, caso não seja utilizada esta versão ou utilize versões paralelas do sistema, deve se ter cuidado com possíveis erros ou inconsistências nos resultados da planilha. Isto pode ocorrer caso a versão utilizada não possua todos os recursos necessários para rodar a presente planilha.
Nesta aula, você vai encontrar materiais complementares para aprimorar seu conhecimento no assunto de fundações desenvolvido neste curso.
Oi, tudo bem?
O curso de Projeto Estrutural de Fundações – Sapatas é um curso de cálculo estrutural, para você que quer aprender ou tirar suas dúvidas sobre o dimensionamento e detalhamento de sapatas.
Para estudantes que queiram se destacar no mercado de trabalho e aumentar sua experiência e conhecimentos acerca das fundações superficiais.
E claro, para todos os engenheiros ou arquitetos que queiram aumentar os seus conhecimentos sobre fundações e aprender de maneira didática e direta, sem enrolação.
O que você irá aprender?
.Sistema de fundações
.Definição de fundação superficial
.Elementos iniciais para um projeto de fundação
.Convenção usual de carregamentos
.Bulbo de pressões
.Delimitações na utilização de sapatas
.Combinações de carga
.Consideração do Peso próprio do solo
.Recomendações para execução de sapatas
.Modelos de cálculo do ELU
.Método de obtenção da tensão do solo, semiempírico
.Dimensionamento de sapata isolada, por ação exclusiva vertical
.Dimensionamento de sapata isolada, com ação vertical, horizontal e momento
.Detalhamento de sapatas
Por que você deve fazer o curso comigo?
1. Aula exclusivas;
2. Material de Apoio Completo;
3. Grupo de WhatsApp para dúvidas;
4. Atualização vitalícia de material;
5. Certificado de conclusão do curso;
6. E mais importante, todo o curso com exemplos reais!
Se você ainda ficou com alguma dúvida, me chama que posso estar te ajudando! E claro, se no decorrer do curso forem surgindo outras questões é só entrar em contato comigo.