Bioestatística Descritiva – Módulo Introdutório

O essencial em estatística descritiva básica
Free tutorial
Rating: 4.6 out of 5 (16 ratings)
343 students
1hr 33min of on-demand video
Portuguese
Portuguese [Auto]

O essencial em estatística descritiva para resumir e descrever os dados obtidos em uma pesquisa.
Estatística descritiva básica

Requirements

  • Não.

Description

Nestes meus vinte e cinco anos de carreira acadêmica, incluindo doze anos de trabalho na Universidade de São Paulo (USP), em regime de dedicação integral como docente, pesquisadora e orientadora, convivi diariamente com as dificuldades dos estudantes e profissionais em metodologia científica e tratamento de dados de pesquisa.

Essa experiência permitiu o desenvolvimento de abordagens de ensino que ajudam a reduzir as dificuldades no aprendizado da Bioestatística e a esclarecer as principais dúvidas que permanecem após o contato com a matéria.

Este curso, módulo introdutório, é voltado para você que é iniciante na matéria e não tem qualquer familiaridade com a Estatística Descritiva ou que já tem uma noção, mas gostaria de preencher lacunas em seu conhecimento sobre o tema.

O curso foi elaborado especialmente para você que é estudante ou profissional e necessita de conhecimentos básicos de Bioestatística Descritiva para execução de pesquisas junto a instituições públicas e privadas ou para produção de trabalhos acadêmicos de graduação e de pós-graduação, como trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos.

O conteúdo abordado neste curso é o seguinte:

-Variáveis e dados.

-Classificação de variáveis.

-Distribuição de frequências.

-Medidas de posição.

-Medidas de dispersão.

-Aplicação do conteúdo.

Este curso não ficará apenas no plano da teoria. Você verá a aplicação do conteúdo na prática e assim estará capacitado para reproduzir o que foi demonstrado, realizando adequadamente o tratamento de dados de pesquisa por meio da Bioestatística Descritiva Básica.

Ao final do curso, você terá o conhecimento básico necessário para colocar em prática o essencial em Estatística Descritiva. Você será capaz de organizar, resumir e descrever dados obtidos em uma pesquisa, nos moldes exigidos em apresentações, trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e artigos científicos.

Inscreva-se também no curso Bioestatística Descritiva – Módulo Intermediário, que acaba de ser disponibilizado aqui na plataforma. O Módulo Intermediário é uma sequência do Módulo Introdutório.

Who this course is for:

  • Estudantes ou profissionais que necessitam de conhecimentos básicos de Estatística Descritiva para tratamento de dados junto a instituições públicas e privadas ou para produção de trabalhos acadêmicos de graduação e de pós-graduação, como trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos.

Instructor

Farmacêutica, farmacologista, ex-professora da USP
Caroline Ribeiro de Borja Oliveira
  • 4.7 Instructor Rating
  • 21 Reviews
  • 476 Students
  • 2 Courses

Atualmente, é redatora do site de divulgação científica "Veganismo e Ciência".

Tem mestrado e doutorado em Farmacologia pela UNICAMP, pós-doutorado em Farmacologia pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), pós-doutorado na área de Divulgação Científica pela UNICAMP e especialização lato sensu em Jornalismo Científico pelo Labjor da UNICAMP.

Foi docente da Universidade de São Paulo (USP) por doze anos, em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa, atuando junto aos cursos de graduação, pós-graduação e extensão na área de Gerontologia, Farmacologia, Saúde Pública, Farmacoepidemiologia e Bioestatística.

É autora do livro “Reações Adversas a Medicamentos na Velhice - Efeitos da Carga Anticolinérgica”, publicado em 2018 pela Editora Appris.

Realizou cursos de aprimoramento e atualização, entre os eles os cursos de Farmacoepidemiologia e Farmaeconomia na Universidade de Utrecht, Holanda.

Publicou dezenas de artigos completos em periódicos científicos nacionais e internacionais, apresentou trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior, e orientou alunos de graduação e de pós-graduação.

Coordenou e participou de projetos de pesquisa financiados, entre eles o “Consenso Brasileiro de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos”, com o qual obteve aprovação junto ao Edital Universal do CNPq.

Realizou especialização lato sensu em Jornalismo Científico pelo Labjor da Unicamp, atuando nesse período junto à revista ComCiência, na qual publicou matérias de divulgação científica com bolsa do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) da FAPESP.

Top companies trust Udemy

Get your team access to Udemy's top 15,000+ courses