Udemy
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
Turn what you know into an opportunity and reach millions around the world.
Learn More
Your cart is empty.
Keep shopping
Arquitetura Hexagonal/Ports and Adapters NA PRÁTICA
Rating: 4.8 out of 5(773 ratings)
3,106 students

Arquitetura Hexagonal/Ports and Adapters NA PRÁTICA

Aprenda na prática como aplicar a arquitetura hexagonal em microsserviços utilizando Java, Spring Boot, MongoDB e Kafka
Created byDanilo Arantes
Last updated 1/2026
Portuguese

What you'll learn

  • Aprender na prática como aplicar a arquitetura hexagonal em microsserviços
  • Melhorar reusabilidade do seu código
  • Melhorar organização dos pacotes
  • 10% teoria e 90% prática

Course content

12 sections33 lectures3h 33m total length
  • Visão geral sobre o curso6:19

Requirements

  • É necessário ter experiência em alguma linguagem orientada a objetos
  • É necessário ter uma noção sobre mensageria e banco de dados

Description

Você que é dev e quer sair dos conceitos já batidos de arquitetura, se preparar melhor para entrevistas de grandes players do mercado e até mesmo subir de senioridade, este curso é pra você!

Neste projeto você irá aprender aplicar na prática a arquitetura hexagonal em microsserviços que se comunicam com outros clients, banco de dados e mensageria.

Irei utilizar a linguagem de programação Java nas aulas, porém esse curso se aplica para qualquer outra linguagem orientada a objetos. É interessante ter uma noção básica em mensageria (iremos utilizar o Apache Kafka) e banco de dados NoSQL (iremos utilizar o MongoDB), porém não é obrigatório, pois a ideia do curso é demonstrar a arquitetura e organização do projeto.

Na primeira seção do curso, apresento a visão geral, mostrando os fluxos que iremos contruir, as ferramentas e as tecnologias utilizadas. Nas demais seções, irei abordar a construção em detalhes de um CRUD: criação dos domains, usecases, adapters e controllers. E por fim, iremos fazer a criação dos consumidores e produtores de mensageria. Não irei entrar em muito detalhe da teoria, pois atualmente já se encontra muitos materiais na internet, então BORA PRATICAR!!!


PÚBLICO ALVO

Esse curso é indicado para estudantes de cursos de computação e desenvolvimento de sistemas, desenvolvedores com experiência em alguma linguagem orientada a objetos e/ou profissionais que desejam adquirir conhecimento em arquitetura de sistemas.

Who this course is for:

  • Estudantes de cursos de computação e desenvolvimento de sistemas
  • Desenvolvedores com experiência em alguma linguagem orientada a objetos
  • Profissionais que desejam adquirir conhecimento em arquitetura de sistemas