
O multi-GRAMMY® engineer Enrico De Paoli apresenta sua masterização Analog-Classic®, fala de plug-ins e equipamentos analógicos e te convida a acompanhar o making-of de sua sessão de MASTER como se você estivesse no estúdio com ele.
Neste capítulo, Enrico De Paoli mostra a maneira como a sessão é organizada dentro do ProTools assim como todo o percurso que a música faz em seu estúdio, desde a saída de cada subgrupo de áudio do computador, passando pela console SSL Super-Analogue e sendo processados pelos equipamentos clássicos analógicos. E então a volta da MASTER em um canal estéreo para dentro do ProTools novamente.
Neste capítulo Enrico faz uma audição da MASTER e cobre novamente alguns pontos de organização dos subgrupos dentro do ProTools.
Aqui vamos focar no subgrupo da bateria. Ouviremos a sonoridade que a equalização do AMEK NEVE System 9098 dá a ela, assim como cada plug-in escolhido para o processamento. Cada insert será explicado e audicionado com e sem.
Neste capítulo Enrico apresenta o timbre do baixo passando pelo equalizador gráfico analógico clássico API 560b. Além de comparar o resultado com e sem estes APIs, você vai conhecer cada plug-in escolhido para processamento do stem do baixo, assim como ouvir o antes e o depois de cada plug-in.
Aqui você conhecerá todo o processamento do subgrupo dos instrumentos de harmonia. Do resultado e settings de cada plug-in, aos equalizadores analógicos clássicos API 550b.
Finalmente chegamos no capítulo das vozes. Este stem é processado pelos venerados NEVE 1099 originais, assim como uma seleção de plug-ins de equalização e dinâmica. Os ajustes de cada processador serão apresentados, assim como audicionados.
Neste capítulo Enrico De Paoli mostra a MASTER já com seus subgrupos já somados analogicamente na console SSL, assim como os processadores insertados no master da mesa, como os analog channel-strips Focusrite ISA e o limiter multi-banda da Aphex, e então os plug-ins escolhidos para o polimento final da MASTER.
Observações finais da sessão de masterização Analog-Classic®.
Durante os próximos 48 minutos, você vai acompanhar o making-of de uma sessão de masterização Analog-Classic® em stems (subgrupos) com o Multi-GRAMMY winner produtor e engenheiro Enrico De Paoli, como se você estivesse no estúdio com ele te mostrando o passo a passo, os ajustes e a sonoridade de cada um de seus processadores, antes e depois.
Enrico De Paoli foi o primeiro produtor e engenheiro a utilizar o processo de masterização analógica em stems no Brasil, exportando suas masters para vários países. Este processo de masterização em stems (subgrupos), é cada vez mais atual e popular no mundo todo, assim como a utilização de quipamentos analógicos e/ou plugins “analog modeling”. Este making-of é certo de abrir seus horizontes, te mostrando novos caminhos, novas idéias, assim como elevar e refinar o nível e percepção de sua audição para finalizações na sua Engenharia de Música e Produções.
Este video já inspirou centenas de músicos, engenheiros e produtores a masterizar suas produções em seus próprios studios ou seus laptos! E também para os músicos que buscam apenas uma finalização melhor pra suas músicas.
Não se preocupe caso você não use equipamentos analógicos! Você pode perfeitamente utilizar este mesmo método com seus plugins favoritos com muito sucesso!