
Que bom ter vocês aqui!
Eu sou a Dra. Miriam Damazio, professora, pedagoga, mestre e doutora em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP); pesquisadora do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental do IPUSP.
Montei o curso “Alfabetização: da teoria à prática”, juntando minha prática em sala de aula, mais a experiência clínica, em atendimentos de crianças com transtornos de aprendizagem, e meu conhecimento em Neuropsicologia Cognitiva. O meu objetivo é ajudar pais e professores no desenvolvimento dos pré-requisitos importantes para uma alfabetização competente. Que ao final do curso, tanto pais como professores estejam preparados, sabendo como trabalhar, como identificar problemas, e intervir adequadamente. Durante o curso vamos preparar material para trabalhar com as crianças.
O curso é todo apostilado, tem material de apoio com sugestões de atividades, e orientação para planejamento de trabalho. Então, lembre-se de imprimir todas as apostilas e atividades que serão anexadas, para poderem acompanhar melhor as aulas.
Sejam bem-vindos ao nosso curso completo sobre alfabetização, da teoria à prática, e com base na Neuropsicologia Cognitiva!
Pesquisas internacionais mostram que o vocabulário aos 2 anos de idade é fator preditivo de desempenho escolar. O vocabulário receptivo é a base para a alfabetização e para a linguagem oral. Por isso precisamos dedicar tempo trabalhando com as crianças, de maneira lúdica, para desenvolvimento do vocabulário.
Aprender a ler e a escrever são atividades muito complexas, e requerem o desenvolvimento de pré-requisitos, durante a Educação Infantil. No curso "Alfabetização: da teoria à prática", você vai aprender, com atividades práticas, lúdicas, e eficientes, a desenvolver esses pré-requisitos.
Vocabulário, que é a base para a linguagem oral, e a alfabetização
Consciência fonológica
Método Fônico, que é reconhecido pela Neurociências como o método de alfabetização mais eficiente, porque segue uma sequência lógica de como o cérebro aprende.
Funções Executivas e Neurociências, não poderiam faltar!
O curso é todo apostilado. Durante o curso, você terá tempo para preparar o seu material, para usar em sala de aula, ou em casa.