
Nesta aula é feita uma introdução ao microbioma do solo
Nesta aula é feita uma introdução à biologia do solo
Nesta aula as principais interações entre micro-organismos e as plantas são descritas
Nesta aula são explicadas as análises biológicas do solo
A análise genética de solo é explicada nesta aula
Nesta aula é feita uma introdução à saúde vegetal
As ameaças à saúde vegetal são descritas nesta aula
Nesta aula é explicada a proteção que a microbiota do solo oferece aos vegetais contra pragas
Nesta aula é explicada a adaptação ao stress
Os hormônios vegetais são explicados nesta aula
Nesta aula a funcionalidade nutricional do microbioma é introduzida
O carbono é abordado nesta aula
O nitrogênio é abordado nesta aula
O fósforo é abordado nesta aula
O enxofre é abordado nesta aula
Nesta aula são abordados outros macronutrientes
Nesta aula são abordados os micronutrientes
Nesta aula é feita uma introdução à biodiversidade do solo
Nesta aula são descritos os micro-organismos promotores de crescimento
As bioanálises são abordadas nesta aula
Nesta aula é feito um estudo de caso de um solo cultivado com cana de açúcar
Nesta aula é feito um estudo de caso de um solo cultivado com soja
Nesta aula é feito um estudo de caso de um solo cultivado com uva
O manejo biológico do solo está cada vez mais popular em nossas lavouras, não se limitando apenas à produção orgânica. Seguindo esta tendência, há a expectativa que o setor de bioinsumos ultrapasse 8 bilhões de dólares, em nível mundial, até 2025.
Entretanto, as decisões de manejo são tomadas sem conhecimento científico sobre a microbiota, causando desperdício de dinheiro e tempo por parte dos produtores.
Desta maneira, é fundamental que a biologia do solo seja conhecida e avaliada de maneira apropriada, a fim de garantir o melhor aproveitamento das técnicas de manejo biológico do solo.
Neste contexto, a Biome4all traz para você um curso que irá ensiná-lo a interpretar um laudo de análise genética do microbioma de um solo. O foco do curso é sobre as bactérias e os fungos que vivem nos solos, considerando tanto os grupos taxonômicos presentes quanto as suas funções para os ecossistemas de solo. Nestas funções são consideradas principalmente aquelas que apresentam maior relevância para a produção agrícola.
O curso é dividido em cinco módulos:
1) Módulo introdutório, no qual estuda-se a biologia do solo, com ênfase nas interações entre micro-organismos e plantas e na análise biológica de solo.
2) Módulo Saúde Vegetal, no qual discute-se os organismos que ameaçam a saúde, e os atributos microbianos que contribuem positivamente para a saúde das plantas.
3) Módulo Funcionalidade Nutricional, no qual são estudados os atributos funcionais dos micro-organismos do solo, que auxiliam a nutrição das plantas, em relação com os principais macronutrientes e micronutrientes.
4) Módulo Biodiversidade, no qual considera-se os micro-organismos promotores de crescimento em plantas e outros aspectos relacionados à biodiversidade do solo e que são de interesse para a agricultura.
5) Módulo final, no qual os conhecimentos adquiridos neste curso sobre o microbioma do solo são usados na interpretação de laudos de análise genética de diferentes culturas.
O curso conta com a participação especial do Dr. Fernando Dini Andreote, professor da ESALQ/USP e consultor agrícola