Conceitos sobre Active Directory
4.7 (9 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
29 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add Conceitos sobre Active Directory to your Wishlist.

Add to Wishlist

Conceitos sobre Active Directory

Entenda as estruturas do AD (lógica e física), DNS, Global Catalog, portas, console de administração, domínio, floresta
New
4.7 (9 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
29 students enrolled
Created by Marcelo Strippoli
Last updated 7/2017
Portuguese
Current price: $10 Original price: $25 Discount: 60% off
5 hours left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 2 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • Entender como funciona a estrutura do active diretory.
  • Conhecer as FSMO's que fazem parte do AD e a função de cada uma delas.
  • Entender o que é uma floresta, domínio, OU, global catalog, kerberos, ldap, etc..
  • Saberão as portas utilizadas pelo active directory.
  • Conhecer a console de gerenciamento de objetos do AD.
  • Como funciona o DNS e seus registros.
View Curriculum
Requirements
  • Não é necessário ter conhecimento de Active Directory neste treinamento, pois o objetivo é justamente explicar e apresentar o active directory, tanto na parte conceitual quanto na parte prática.
Description

Curso sobre “Conceitos do Active Directory”, considerado pré-requisito para analistas e administradores que gerenciam ambientes Microsoft. Esse treinamento traz um conteúdo rico de informações que agregará muito no seu dia-a-dia e no seu desenvolvimento profissional. Falo sobre os conceitos, estrutura do active directory (física e lógica), dns, protolocos e portas, ferramentas de gerenciamento, banco de dados e log, FSMOs, etc.

Costumo dizer que o conceito é a base de tudo para que você possa trabalhar e administrar qualquer tecnologia ou produto. Excelente guia de orientação para pessoas com qualquer nível de conhecimento, seja iniciante até mesmo os mais seniors.

Durante o treinamento eu faço demonstrações daquilo que eu abordei e discuti. Essa demonstração é realizada em servidor com Windows Server 2012 R2.

Segue abaixo os tópicos que são abordados de maneira detalhada e clara neste treinamento:

Tópico 1: Conceitos do Active Directory
Tópico 2: Estrutura do Active Directory
Tópico 3: Estrutura lógica do Active Directory
Tópico 4: Estrutura física do Active Directory
Tópico 5: Operações Mestres do Active Directory (FSMO)
Tópico 6: Global Catalog
Tópico 7: Banco de dados e Logs do Active Directory
Tópico 8: Administração de objetos no Active Directory
Tópico 9: Protocolos e Portas utilizados no Active Directory
Tópico 10: DNS (conceito, tipos de registros e zonas, etc.) e Conclusão.

Desde já agradeço e espero que gostem.

Who is the target audience?
  • Analistas e administradores de ambientes Microsoft.
  • Também se aplica para analistas de redes que queiram conhecer um pouco melhor o funcionamento e estrutura do active directory.
Compare to Other Active Directory Courses
Curriculum For This Course
10 Lectures
02:12:55
+
Introdução e Conceito sobre Active Directory
1 Lecture 17:11
+
Estruturas do active directory
3 Lectures 31:34

Essa é uma etapa muito importante do curso onde falamos sobre as estruturas do active directory. O AD é divido em duas estruturas a estrutura lógica e a estrutura física, o conhecimento pleno sobre a estrutura do AD é muito importante, principalmente quando maior for sua estrutura. Nestas explicações informaremos algumas ferramentas que podem auxiliar na verificação deste processo.

Preview 05:00

Quando falamos de estrutura física do Active Directory, alguns termos são utilizados, a estrutura física do AD consiste em Domain Controllers e Sites (no caso as unidades/escritórios, subnets.

Estrutura física do AD
09:31

Quando falamos de estrutura lógica do Active Directory, muitos termos são falados, a estrutura lógica do AD consiste em Objetos, Unidades Organizacionais, Domínio, Árvores de Domínio e Floresta.

Estrutura lógica do AD
17:03
+
Mestre de operações do AD (FSMO)
1 Lecture 14:48

FSMO significa Flexible Single Master Operation. Ao todo temos 5 mestres de operações (Operation Master), duas que afetam a floresta como um todo e outras três que afetam um domínio. Essas regras tem por objetivo controlar os conflitos que podem existir no modelo Multi-Master do Active Directory.

Floresta : são regras que afetam toda uma floresta Windows 2000/2003/2008 e podem ser hospedadas por qualquer controlador de domínio dentro da floresta

As regras da Floresta são:
1. Schema Master
2. Domain Name Master

Domínio: são regras que afetam apenas um domínio Windows 2000/2003/2008, e podem ser hospedadas por qualquer controlador de domínio dentro do domínio

As regras do Domínio são:
1. PDC Emulator
2. RID Master
3. InfraStructure Master

Mestre de operações do AD (FSMO)
14:48
+
Sobre o Global Catalog
1 Lecture 07:49

Global Catalog é uma função que pode ser desempenhada apenas por um servidor do tipo “controlador de domínio” em uma rede Windows 2000 / 2003. Ele desempenha um papel vital no processo de logon dos usuários de uma rede.

Ao fazer o logon em uma rede, uma das informações necessárias é saber a quais grupos um usuário pertence. Baseado nesta relação de grupos é que os acessos e direitos a objetos são concedidos ou negados.

Mas, por padrão, um controlador de domínio só consegue identificar os grupos a que um usuário pertence de seu próprio domínio. Apenas o GC consegue identificar se o usuário pertence a um grupo de um outro domínio, por exemplo, os grupos do tipo “Universal”.

Portanto, no processo de logon, o controlador de domínio precisa contatar um GC para identificar quais grupos Universais, de outros domínios, este usuário pertence. Podemos considerar o GC como um “atalho” neste processo, pois caso contrário, cada controlador de domínio teria que, ele próprio, contatar cada controlador na floresta independentemente para descobrir tais informações.

Um outro papel do GC é que em ambientes de múltiplos domínios, ele possibilita que um usuário faça um logon em um controlador de domínio o qual não pertença a sua conta. É o GC que possibilita que este controlador “descubra” o domínio do usuário e permita o logon.

Sobre o Global Catalog
07:49
+
Base de dados e logs do Active Directory
1 Lecture 13:22

Nessa aula vamos conhecer a base de dados onde ficam todas as informações do Active Directory e logs que registram todas as ações que ocorrem no AD. Esses logs podem ajuda muito na análise de problemas.

Base de dados e logs do Active Directory
13:22
+
Administração de Objetos no Active Directory
1 Lecture 14:34

Nessa aula vamos conhecer a principal console de administração do Active Directory. Essa é a tela onde nós analistas e administradores de ambientes Microsoft passamos a maior parte do tempo.

Administração de Objetos no Active Directory
14:34
+
Protocolos e Portas utilizados pelo Active Directory
1 Lecture 05:01

Conhecer todas as portas utilizadas pelo AD é um pré-requisito para garantir a saúde, funcionamento e replicação de dados entre os AD's. Geralmente esse tipo de informação é compartilhada com analistas de redes e segurança, para que o mesmo insira no firewall regras de liberação dessas portas entre os servidores de AD do ambiente.

Não deixe de visualizar o link que estou compartilhando, onde tem a lista completa de todas as portas utilizadas pelo AD.

Protocolos e Portas utilizados pelo Active Directory
05:01
+
Overview sobre DNS
1 Lecture 28:36

DNS é sem dúvida um dos recursos mais importantes dentro de uma infraestrutura de rede e de Active Directory. Qualquer configuração indevida gera grandes impactos ao ambiente, parada de serviços, problemas de autenticação, resolução de nomes, acesso a mapeamentos e muito mais.

É um assunto muito complexo mas de extrema importância.

Nessa aula abordaremos os conceitos, falaremos dos principais tipos de registros (A, SRV, MX, PTR), mostraremos a console de gerenciamento e mais informações relevantes.

Overview sobre DNS
28:36
About the Instructor
Marcelo Strippoli
4.7 Average rating
9 Reviews
29 Students
1 Course
Líder Técnico e MVP Microsoft

MVP Microsoft, atuo na área de TI desde 1999 focado em ambientes Microsoft. Compartilho essa vasta experiência com conteúdo de qualidade e experiência vivida no dia-a-dia. Meu objetivo é ajudar as pessoas é ter um bom desenvolvimento profissional e ajudar em uma boa projeção de carreira, baseado em minha experiência na área.