Como começar a escrever seu livro
4.4 (19 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
44 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add Como começar a escrever seu livro to your Wishlist.

Add to Wishlist

Como começar a escrever seu livro

Dicas essenciais para escrever um livro de ficção, não-ficção ou biografia
4.4 (19 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
44 students enrolled
Created by Laura Bacellar
Last updated 2/2017
Portuguese
Price: $65
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 1 hour on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
What Will I Learn?
  • Aumentar as chances de se tornar um autor de sucesso.
  • Escrever histórias mais cativantes.
  • Saber como se comportar até o livro ficar pronto.
  • Valorizar-se profissionalmente com um livro de não-ficção.
  • Escrever uma biografia que outras pessoas queiram ler.
  • Escrever um livro de ficção com consistência.
View Curriculum
Requirements
  • Você precisa ter amor pela leitura e pelo universo literário.
  • Este curso vai colocar você no caminho correto para escrever um livro que as pessoas queiram ler.
  • Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre literatura e como funciona o mercado.
Description

Como começar a escrever um livro é uma das principais dúvidas com que muitos escritores têm quando sentem um fervilhar de ideias, mas não sabem quais seriam os próximos passos.

Quantas páginas um livro deve ter? Qual o tamanho de cada capítulo? Um livro pode me tornar uma celebridade? Essas são algumas das perguntas que recebo diariamente por meio do nosso site Escreva seu Livro.

Escrever um livro precisa ser uma atividade prazerosa antes de qualquer coisa. E pode ser o início de uma carreira literária no caso de uma história de ficção, ou um apoio de muito prestígio à sua atuação profissional no caso de não-ficção. Mas você precisa tomar alguns cuidados.

No curso Como começar a escrever seu livro, eu dou dicas sobre as melhores práticas para escrever seu livro, seja uma biografia ou autobiografia, seja um livro de ficção, seja ainda um livro de não-ficção.

Você vai aprender qual é o primeiro passo a dar antes de escrever qualquer tipo de livro e também o que fazer (e não fazer) durante a criação da sua obra. Dou dicas para você evitar os erros mais comuns, não se perder com excesso de ideias e não ficar paralisado com críticas ou dúvidas. Dou dicas ainda para você escrever seu livro com diferencial e apelo para o público.

E finalmente, após escrever seu livro, reforço o passo importante que é divulgar seu trabalho como autor, para encontrar uma editora e ser publicado.

O curso Como começar a escrever seu livro é dirigido a escritores iniciantes, que poderão iniciar suas carreiras literárias mais focados e preparados para enfrentar a realidade editorial do Brasil.

Espero que seja útil a você.

Laura Bacellar
Escreva seu Livro

Who is the target audience?
  • Escritores interessados em alavancar suas carreiras literárias.
  • Iniciantes que estão escrevendo seu primeiro livro.
  • Escritores que ainda não estão familiarizados com o mercado de livros.
  • Profissionais que querem escrever um livro de prestígio.
Curriculum For This Course
10 Lectures
01:03:35
+
Mensagem de boas-vindas
1 Lecture 01:33

Este é um curso com algumas dicas rápidas para você começar a escrever seu livro. Escrever um livro não é tão difícil quanto se imagina, mas exige um olhar focado. E funciona melhor quando você não cai em armadilhas ou acredita nos mitos que correm por aí.

Preview 01:33
+
Os passos para começar a escrever um livro
5 Lectures 46:46
Primeiro passo
06:39

Segundo passo para escrever autobiografias e biografias
09:34

Segundo passo para quem escreve não-ficção
10:34

Segundo passo para quem escreve ficção
10:41

Terceiro passo
09:18
+
Publicação e divulgação do seu livro
1 Lecture 06:34
Quarto passo se você pretende ser publicado
06:34
About the Instructor
Laura Bacellar
4.4 Average rating
19 Reviews
44 Students
1 Course
Editora de Livros

Meu nome é Laura Bacellar e trabalho no mercado editorial desde 1983. Sou formada em editoração pela ECA/USP e amo livros.

Fiz muito dentro de editoras. Comecei na Editora Paz e Terra como estagiária e saí, dois anos depois, como produtora editorial. Já tive todo tipo de posição dentro de departamentos editoriais: assistente editorial e chefe de produção (Hemus), editora assistente e editora-chefe (Brasiliense), consultora editorial (Ariadne e Bei Comunicações), editora responsável (Edições GLS e Malagueta) e co-editora (Mercuryo e Palas Athena).

Tenho experiência também como prestadora de serviços de tradução, preparação, revisão de tradução, revisão de provas, edição de texto e acompanhamento editorial para casas editoriais variadas, entre as quais Scipione, Ática, Summus, Leya, Larousse, SM, Moderna, assim como para autores independentes.

Fiz ainda um estágio de seis meses em uma editora alemã, a Piper Verlag, de Munique, e passei oito meses nos Estados Unidos fazendo um levantamento das editoras marginais e independentes de lá.

Dou cursos de produção editorial, formação de linha editorial, mercado de trabalho em editoras e nichos editoriais na Universidade do Livro/Unesp desde 2004.

Escrevi já vários livros como ghostwriter, adaptei clássicos para crianças, Robinson CrusoéDráculaFrankensteinO signo dos quatroCaninos brancos e Rei Artur, para a coleção Reencontro da Editora Scipione, Ramayana para a editora Berlendis e Mini Larousse do trânsito para a Larousse.

Lancei em 2001 Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, com muitas dicas para escritores. Venho desde então dando cursos e palestras para escritores, assim como workshops de formatação de livros, em São Paulo e várias cidades brasileiras.
Escrevi com o índio cariri Tkainã a lenda Mãe d’água, publicada pela Scipione em 2008. No mesmo ano fui autora, juntamente com Franco Reinaudo, do pioneiro O mercado gls, pela Editora Ideia e Ação. Em 2011 lancei, em co-autoria com Lúcia Facco e Hanna Korich, o livro Frente e verso, visões da lesbianidade, pela editora Malagueta.

Fundei a primeira editora brasileira inteiramente dedicada a minorias sexuais, as Edições GLS, que não coordeno mais, e a única casa editorial de toda a América Latina especializada em literatura para mulheres homossexuais, a Editora Malagueta.

Estou bastante focada no momento em direcionar escritores a que tenham carreiras criativas de sucesso, que entendam o mercado e se posicionem nele com destaque. Presto serviços de consultoria e ofereço workshops.