BIM na prática - Módulo 1: Modelando arquitetura e estrutura
4.2 (36 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
141 students enrolled
Wishlisted Wishlist

Please confirm that you want to add BIM na prática - Módulo 1: Modelando arquitetura e estrutura to your Wishlist.

Add to Wishlist

BIM na prática - Módulo 1: Modelando arquitetura e estrutura

Como utilizar o Revit de maneira objetiva, gerando informações úteis para a engenharia.
4.2 (36 ratings)
Instead of using a simple lifetime average, Udemy calculates a course's star rating by considering a number of different factors such as the number of ratings, the age of ratings, and the likelihood of fraudulent ratings.
141 students enrolled
Last updated 4/2016
Portuguese
Current price: $10 Original price: $120 Discount: 92% off
1 day left at this price!
30-Day Money-Back Guarantee
Includes:
  • 3.5 hours on-demand video
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Have a coupon?
What Will I Learn?
Criar um modelo estrutural de um edifício de 4 pavimentos a partir de um projeto CAD
Criar um modelo arquitetônico de um edifício de 4 pavimentos a partir de um projeto CAD
View Curriculum
Requirements
  • Interpretar projetos arquitetônicos em AutoCAD
  • Interpretar projetos estruturais em AutoCAD
  • Baixar e instalar o Revit (do site oficial da Autodesk)
Description

Nosso objetivo é facilitar o aprendizado de BIM de forma prática.

Queremos ensinar os caminhos mais rápidos e as ferramentas mais importantes para utilizar BIM no dia a dia de maneira a obter seus benefícios. Afinal de contas, também já fomos estudantes e sabemos o quanto é difícil achar os caminhos para conseguir não só criar modelos, mas utilizá-los para alguma etapa importante do processo construtivo.

Nesse curso apresentaremos um workflow prático e bem objetivo para criar um modelo usando o Autodesk Revit que sirva como fonte de informação para que você possa alimentar seu orçamento com quantitativos precisos, planejar seu empreendimento, e de fato explorar as vantagens que o BIM tem pra oferecer. Todo o nosso processo de modelagem é feito exatamente como o empreendimento será construído, levando em conta os conhecimentos de engenharia e construção civil.

Faremos isso em 5 módulos. Nesse primeiro abordaremos a modelagem arquitetônica e estrutural de um prédio de 4 pavimentos e 16 apartamentos. Assim, você aprenderá os seguintes tópicos:

  • Configurações iniciais;
  • Criação de arquivo guia;
  • Importação/Link de CADs e RVTs;
  • Modelagem de pilares, vigas, lajes e escadas;
  • Construção de paredes, pisos e tetos;
  • Aplicação de revestimentos;
  • Modelagem de esquadrias, guarda-corpos e rodapés;
  • Criação de soleiras, pingadeiras e peitoris;

Ao final do curso, você vai ter em mãos o conhecimento para criar modelos extremamente precisos da edificação, com informações úteis para a gestão de um empreendimento.

Who is the target audience?
  • Alunos de engenharia civil
  • Alunos de arquitetura
  • Engenheiros Civis
  • Arquitetos
Students Who Viewed This Course Also Viewed
Curriculum For This Course
Expand All 39 Lectures Collapse All 39 Lectures 03:34:46
+
Introdução
1 Lecture 05:01

Ao final da aula você entenderá a diferença entre arquivo template e arquivo de projeto, conhecerá a interface do Revit e aprenderá a lidar com as configurações básicas do template.

Preview 05:01
+
Arquivo guia
3 Lectures 14:37

Apresentaremos a ideia de "links" do Revit, possibilitando o trabalho integrado de várias disciplinas. Ao final da aula você será capaz de criar novos níveis de diferentes formas formando o esqueleto do nosso arquivo guia.

Preview 06:58

Para a criação do nosso arquivo guia, usaremos como base o projeto estrutural do edifício feito em CAD. Nessa aula mostraremos como importar um arquivo DWG desenvolvido no AutoCAD para o ambiente do Revit.

Importar arquivo CAD
03:25

Usaremos as "grid lines" do Revit para criar uma base para alinhamento das diversas disciplinas que formam a edificação com base no arquivo CAD importado na última aula, finalizando assim o nosso arquivo guia.

Grid lines
04:14
+
Iniciando o modelo estrutural
2 Lectures 09:39

Começaremos a modelagem do projeto estrutural! Nessa primeira aula, "linkaremos" o arquivo guia garantido o alinhamento perfeito. Ensinaremos o conceito de "Copiar/Monitorar" e criaremos as vistas estruturais do nosso modelo.

Linkando o arquivo guia
04:34

Importaremos o projeto estrutural em CAD para o ambiente do Revit. Apresentaremos a ferramenta "allign", muito utilizada e importante para a perfeita modelagem. Nos aventuraremos também pelo ambiente tridimensional do software.

Importando o projeto estrutural em CAD
05:05
+
Pilares
3 Lectures 25:22

Explicaremos a forma que o Revit realiza os "backups" do seu projeto. Mostraremos as etapas para edição das dimensões de um pilar e como locá-los no modelo.

Pilares 1
13:34

Continuaremos o lançamento dos pilares no tipo 2. Ensinaremos como copiar elementos alinhados em diversos níveis, facilitando a modelagem estrutural.

Pilares 2
08:31

Daremos continuidade a modelagem dos pilares para os outros pavimentos do projeto.

Pilares 3
03:17
+
Vigas
2 Lectures 15:21

Criaremos seções para as vigas do nosso projeto, mostraremos como alinhar vigas no Revit e apresentaremos os comandos "Trim" e "Extend", similares aos do AutoCAD.

Vigas 1
08:20

Dando continuidade a modelagem das vigas, completaremos os demais pavimentos do edifício.

Vigas 2
07:01
+
Laje, parede estrutural e escada
2 Lectures 16:24

Nessa aula criaremos as lajes do nosso modelo estrutural. Aprenderemos as formas de editar o tipo de laje que usaremos e como modelá-las da maneira correta. Criaremos também as paredes estruturais do nosso edifício.

Preview 11:00

Aprenderemos a modelagem de um dos elementos mais desafiadores do Revit, a escada! Mostraremos os caminhos das pedras e introduziremos brevemente a janela "Visibility/Graphic Override", crucial para documentações mais avançadas no Revit.

Escada
05:24
+
Iniciando o modelo arquitetônico
1 Lecture 07:50

Linkaremos o arquivo guia e o modelo estrutural feitos anteriormente e importaremos o projeto arquitetônico em CAD, preparando o nosso arquivo para a modelagem da arquitetura!

Configurações iniciais
07:50
+
Paredes de alvenaria
4 Lectures 29:43

Nessa aula veremos como criar as paredes de alvenaria do nosso projeto. Apresentaremos diversas formas de modelá-las e será exposta também a ferramenta Temporary Hide, muito importante para facilitar as visualizações no processo de modelagem.

Criando paredes
07:50

Continuaremos criando as paredes de alvenaria da edificação.

Paredes de alvenaria
12:15

Aprenderemos como criar um novo tipo de parede de alvenaria.


Editando paredes
03:08

Utilizaremos a ferramenta "Mirror" para finalizar a modelagem das paredes de alvenaria do nosso pavimento tipo.

Utilizando a ferramenta "Mirror" para copiar paredes
06:30
+
Revestimentos
7 Lectures 35:12

Utilizando a ferramenta "Paredes" do Revit criaremos o chapisco de alvenaria. Apresentaremos a "Section Box" e a forma de modelagem para retirada de quantitativos realistas.

Preview 07:29

Similar ao chapisco de alvenaria, nessa aula mostraremos como realizar a modelagem do chapisco da estrutura. Mostraremos mais comandos da aba "Modify" para facilitar a modelagem no Revit.

Chapisco da estrutura
07:14

Dando prosseguimento a modelagem dos revestimentos, criaremos os rebocos internos do nosso projeto.

Reboco interno
02:46

Adicionaremos o reboco a face externa da edificação, com procedimento bastante similar ao reboco interno.

  • Quando for falado "Chapisco de Estrutura" entendam como "Reboco Externo".
Reboco externo
01:46

Criaremos o contrapiso da nossa edificação. Utilizaremos o comando piso arquitetônico, bastante similar ao comando piso utilizado nas aulas da modelagem da estrutura. Mostraremos os cuidados necessários na modelagem desse elemento.

Contrapiso
02:20

Aplicaremos a pintura e revestimento cerâmico às nossas paredes, atentando às técnicas de engenharia aplicadas na construção de edifícios.

Pinturas
07:37

Nessa aula mostraremos como criar os pisos acima dos contrapisos já modelados, finalizando os revestimentos da nossa edificação.

Pisos
06:00
+
Aberturas
2 Lectures 08:18

Veremos como adicionar as portas ao nosso modelo, explicando como a porta se relaciona com os outros elementos e como resolver os problemas decorrentes desse comportamento com o comando "Join".

Portas
03:59

Seguindo a aula anterior, posicionaremos as janelas. Mostraremos como a janela se relaciona de maneira semelhante às portas e as formas de contornar essa situação.

Janelas
04:19
3 More Sections
About the Instructor
Guilherme Pelizza
4.2 Average rating
36 Reviews
141 Students
1 Course

Engenheiro civil formado pela UFSC em 2014, tem 3 anos de experiência no mercado trabalhando com orçamento, planejamento e acompanhamento de obras. Sócio-fundador da Integra Construção Inteligente, uma empresa de consultoria na área de gestão da construção que utiliza a metodologia BIM para gerar informação.

Matheus Bracht
4.2 Average rating
36 Reviews
141 Students
1 Course

É entusiasta de inovações em engenharia civil. Em 2011, começou a se interessar em BIM e passou a estudar essa tecnologia que acabou se tornando sua paixão. No Brasil, teve a chance de estudar a tecnologia como bolsista do Programa de Educação Tutorial do MEC. Estudou na TU München, aonde aprimorou os conhecimentos em BIM, programação e gerenciamento de projetos.

Alexandre Victor Muller Filho
4.2 Average rating
36 Reviews
141 Students
1 Course

Engenheiro Civil graduado na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, foi um dos fundadores da Integra Construção Inteligente, uma empresa de consultoria em planejamento e orçamento de obras utilizando BIM. Em 2014, estudou na University of Southern California com dois grandes especialistas em BIM – Lucio Soibelman e Burcin Becerik-Gerber, ambos com anos de experiência na indústria, na área acadêmica e em pesquisa. Além disso, participou de uma pesquisa no i-Lab – Innovation in Integrated Informatics – sobre o uso de Laser Scanner para criação de modelos as-built.