Aprenda Programação de CLP na Prática
4.5 (55 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
168 students enrolled

Aprenda Programação de CLP na Prática

Curso de programação dos Softwares Logo! Soft ConfortV8 Siemens e Millenium 3 da Crouzet - Aprenda na prática!
Highest Rated
4.5 (55 ratings)
Course Ratings are calculated from individual students’ ratings and a variety of other signals, like age of rating and reliability, to ensure that they reflect course quality fairly and accurately.
168 students enrolled
Last updated 4/2019
Portuguese
Price: $19.99
30-Day Money-Back Guarantee
This course includes
  • 12 hours on-demand video
  • 5 downloadable resources
  • Full lifetime access
  • Access on mobile and TV
  • Certificate of Completion
Training 5 or more people?

Get your team access to Udemy's top 3,000+ courses anytime, anywhere.

Try Udemy for Business
What you'll learn
  • Programe qualquer CLP nas linguagens Ladder e FBD
  • Ao final deste curso o aluno será capaz de programar qualquer CLP nas linguagens Ladder e FBD, entender lógicas combinacionais utilizando portas lógicas, implementar lógicas combinacionais e aplicar de forma simples e direta a programação dos CLPs a estrutura montada dos equipamentos ligados às entradas e saídas.

Course content
Expand all 40 lectures 11:58:43
+ Introdução ao Curso de CLPs
4 lectures 33:46

                   Aula inaugural com o objetivo de apresentar o curso, como será desenvolvido, às ferramentas que serão utilizados no processo, bem como o foco e metodologia aplicados.

Preview 04:26

                  Sobre a história da automação, falei e descrevi pouco, contudo, existem muitas outras histórias que se passam no mesmo período em que o processo de automatização iniciou por volta do século XVIII. Separei um artigo do site Automação Industrial que conta um pouco mais dessa história sem desmerecer o que já descrevemos no vídeo. Leia mais sobre a história da automação e, organize, atualise e desenvolva seu conceito sobre automação sem esquecer que o CLP é um dos equipamentos mais simples empregados na automação de uma forma geral.

                   Leia o arquivo PDF que disponibilizo para download e aprenda um pouco mais sobre a história da automação.

História da Automação
09:43

                    Como informei na aula inaugural, procuro ser muito breve nas aulas teóricas, porém, não posso deixar de incluir informações com bons e excelentes conteúdos encontrados na internet onde tem sido minha principal fonte de busca pelo conhecimento.

                    Encontrei no site http://www.clubedaeletronica.com.br um arquivo,  Autor: Clodoaldo Silva, que facilita ainda mais o entendimento acerca do conhecimento das normas da IEC, em particular a IEC 61131-3. Este artigo detalha melhor o que estou tratando nesta vídeoaula.

                    Baixe o arquivo e leia com atenção. Vai te proporcionar muito conhecimento.

Linguagem de Programação
11:04

Resumo da seção

Seção 1, aulas 1, 2, 3 e 4

Até aqui estamos muito bem!


Apresentação do Curso   

        Já demos às boas vindas ao curso de CLPs e tratamos dos seguintes assuntos:

História da Automação

         Trouxe a você o conhecimento da história da automação, como tudo começou até chegar ao que você conhece hoje. Tudo isso pelas mãos do Mr. Richard Morley, o pioneiro e mentor, não só dos CLPs mas, de grandes projetos que resultaram em combustível para alimentar o processo da evolução e desenvolvimentos tecnológicos.

         E vimos a transição da técnica de acionamentos por placas de relés para a automação dos processos por meio do primeiro CLP com base nas especificações do engenheiro Morley

Linguagem de Programação

          Entendemos como os CLPs trabalham por meio da linguagem de programação. Percebemos que no inicio não havia uma padronização para estas linguagens e que a IEC por meio da Norma IEC 61131-3 trouxe uma padronização que ajudou muito os programadores de todos os tempos. 

Instalação de Softwares

          Na parte de instalação dos softwares, de forma bem modesta, apresentei os mesmo sem maiores detalhes para não ocupara muito espaço e encurtar o caminho até às tão desejadas práticas com CLPs.

          Como mencionei na introdução ao curso, trabalharemos com dos softwares de dois fabricantes distintos para  promover a mobilidade e transição entre os diversos modelos e fabricantes de CLPs, bem como, a mudança e transição das linguagens.

         

              Bom, este foi um resumo do que vimos e a ideia básica da metodologia desse curso que promete promover a integração dos profissionais da elétrica, automação, alunos de cursos profissionalizantes, técnicos e acadêmicos,  no universos dos Controladores Lógicos Programáveis.


               A seguir, entraremos na segunda seção desse curso trazendo o básico das Funções e Portas Lógicas com prática nos Softwares dos CLPs. Uma prática bem sucinta, sem muitos detalhes, somente para termos o primeiro contato com os softwares procurando entender a forma como cada um trabalha nas duas linguagens que escolhemos para tratar no curso, a linguagem Ladder e FBD.


                Estarei a disposição pelos meios oficiais de comunicação da nossa plataforma para tirar quasquer dúvidas sobre o conteúdo das aulas ministradas.

           

                Nos encontramos na próxima seção!


Instalação de Softwares
08:33
+ Função e Porta Lógica
6 lectures 02:05:13

                  Nesta aula vou tratar da função e porta lógica AND ou E. Atente para a forma como esta porta e função se comportam. Trabalharemos muito esta função principalmente quando necessitarmos condicionar uma ação em função de outra, como por exemplo, um equipamento somente liga se e somente se os botões conectados nas "n" portas do bloco END estiverem acionadas ou ligadas. Se você não entendeu, não tem problemas, guarde a informação para, lá na frente quando estivermos trabalhando com os softwares você possa entender melhor sua aplicação.   

                  Essa apostila que disponibilizo vai além das portas e funções lógicas com relação ao que apresento na vídeoaula. Por esse motivo, gostaria que buscasse entender melhor o que o DR. José Augusto Baranauskas apresenta. Busque praticar com os simuladores aos termino do curso complilando cada bloco. Precisando, pode pedir ajuda quando não conseguir.

                 Procurei não aprofundar muito nas instruções da apostila em virtude deste curso focar a programação com os softwares dos fabricantes de CLPs, Siemens e Crouzet. Com toda certeza, trabalharei mais especificamente no segundo curso que lançarei no próximo ano.   

Preview 26:04
Função e Porta Lógica OU (OR)
21:51
Função e Porta Lógica NÃO (NOT)
14:33
Função e Porta Lógica NÃO E (NAND)
27:40
Função e Porta Lógica NÃO OU (NOR)
12:44
Função e Porta Lógica OU EXCLUSIVA (XOR)
22:21
Funções e Portas Lógicas
4 questions
+ Ligações, Contatos e Comandos Básicos
12 lectures 04:29:04
Ligações e Contatos Elétricos
12:37
Comandos Básicos Contato Selo
09:40
Selo Logo! Confort Siemens
21:50
Selo Millenium3 Crouzet
26:56
Set/Reset Logo! Confort Siemens
14:41
Set/Reset Millenium3 Crouzet
11:40
Bordas Subida/Descida Logo! Confort Siemens
14:29
Bordas Subida/Descida Millenium3 Crouzet
07:22
Temporizadores Logo! Confort Siemens
34:32
Temporizadores Millenium3 Crouzet
46:38
Contadores Logo! Confort Siemens
41:13
Contadores Millenium Crouzet
27:26
+ Programação Crouzet CLP Millenium3
8 lectures 02:09:51
Seja bem-vindo a mais uma seção do curso
04:47
Bomba de Sucção
19:05
Partida Motor Reversão
19:19
Alternância Motor Temporizada
11:48
Partida Motor Estrela Triângulo
15:14
Partida Motor Reversão Automática
14:19
Estacionamento
19:10
Nível Reservatório
26:09
+ Programação Logo! Confort Siemens
7 lectures 02:04:40
Bomba de Sucção
13:48
Partida de Motor com Reversão
09:12
Alternância Temporizada de Motor
17:34
Partida Estrela Triângulo
10:47
Partida Motor com Reversão Automática
07:22
Estacionamento
41:08
Nível Reservatório
24:49
+ Introdução ao Factory IO
3 lectures 36:09

Breve introdução ao software Factory IO - Descompacte o arquivo zip que contem o manual e abra o arquivo index no seu navegador. Pode traduzir o conteúdo caso inicie em outro idioma que não seja o idioma nativo em seu computador.

Preview 10:20

Breve introdução ao software Control IO - Descompacte o arquivo zip que contem o manual e abra o arquivo index no seu navegador. Pode traduzir o conteúdo caso inicie em outro idioma que não seja o idioma nativo em seu computador.

Control IO
13:06

                    Nesta videoaula você vai aprender com mais detalhe algumas funções dos componentes do Control IO. São vários os componentes, alguns deles, não serão apresentadas as suas funcionalidades por conter uma gama muito grande de recursos que acaba inviabilizando uma demonstração lógica e bem definida. Deixarei para mostrar e apresentá-los na prática quando surgir a necessidade de empregá-los.   

                    O Control IO é um software nativo do Factory IO. Este software faz a comunicação direta com às cenas que são criadas, não sendo a única forma de criar a comunicação, outros softwares e hardwares de acordo com a lista no próprio Factory IO, fazem comunicação, dependendo do suporte gerados pelos drivers nativos.

                    Você vai gostar de mais esta aula!

                               Forte abraço,

                                         E vamos à aula!

Componetes-Control
12:43
Requirements
  • Equipamentos necessários para fazer o curso:
  • Um notebook ou desktop é o suficiente para aprender a programação, não sendo necessária a aquisição de um CLP.
Description

                           Aprenda Programação de CLP na Prática é um curso pensando em você que busca um conteúdo nacional e de qualidade. Essa edição do curso visa atender principalmente o público iniciante onde procuro minimizar temas que encontramos aos milhares na internet e invisto naquilo que tenho sentido falta no mercado quando se trata do ensino da programação de controladores lógicos programáveis.

                           A ideia é inicial é fazer uma miscelânea entre os softwares da Siemens e da Crouzet, em especial o software Millenium 3 e o Logo! Soft Confort V8. Trabalhando os dois softwares abre um caminho mais amplo para o desenvolvimento da programação de outros softwares. Esta é a proposta do curso e nada melhor do que trabalhar na prática.

                           Não tenho pretensão de tratar dos comandos elétricos, prefiro deixar para outra ocasião em outro curso tratar comandos elétricos e, em outra ocasião, trabalhar o conunto, CLP e comandos elétricos juntos. Tenho ainda a pretensão de publicar um curso de CNC - Controladores Numéricos Computadorizados, contudo, a base para os demais cursos na plataforma é este que lhes apresento.

        Ao final deste curso você entenderá dentre outras coisas:


  • História da Automação

  • Linguagem de Programação Ladder e FBD

  • Funções e Portas Lógicas

  • Ligações, contatos e comandos básicos

  • Contato Selo

  • Bordas subida e descida

  • Temporizadores

  • Contadores

  • Programas como:

    1. Bomba de Sucção

    2. Partida de Motor com Reversão

    3. Partida de Motor com Reversão Automática

    4. Estacionamento

    5. Nível reservatório


                     

                            Seja muito bem vindo ao curso e ótimos estudos! 


Who this course is for:
  • Profissionais de automação e alunos dos cursos técnicos e profissionalizantes
  • Este curso é direcionado a todos os alunos dos cursos profissionalizantes e técnicos e todos os profissionais da área de automação, industrial ou residencial.